Louletano Desportos Clube faz 100 anos e «está bem e recomenda-se»

«São 100 anos que marcam a passagem e formação de muitos atletas do clube e isso é motivo de orgulho, claro», diz o presidente do Louletano ao Sul Informação

«O Louletano está bem e recomenda-se». É com estas palavras que António do Adro (Tony do Adro), presidente do clube há 20 anos, assinala o 100º aniversário do Louletano Desportos Clube, que se celebra hoje, 6 de Junho. 

«São 100 anos que marcam a passagem e formação de muitos atletas do clube e isso é motivo de orgulho, claro», diz o presidente ao Sul Informação, reforçando que o Louletano se tem sempre destacado a nível nacional e internacional nas mais variadas modalidades.

Ciclismo, triatlo, artes marciais, futebol, futsal, ginástica, powerlifting e natação: são quase uma dezena de modalidades que juntam, atualmente, milhares de atletas, que completam, ano após ano, a história do clube.

Tony do Adro assumiu a presidência deste clube centenário em 2003 e admite que, ao longo dos últimos anos, foi preciso «ultrapassar muitos desafios», mas que tudo se conseguiu graças ao trabalho de uma «grande equipa».

«Eu dou a cara, mas o Louletano tem uma equipa muito grande a trabalhar e a fazer todos os anos o melhor por amor à camisola», frisa ao nosso jornal, assumindo que é isso que faz com que o clube se mantenha sempre firme.

 

Foto: Facebook Tony do Adro

 

No ano em que o Louletano Desportos Clube se torna centenário, Tony do Adro realça ainda o facto de a equipa de Futebol se ter sagrado campeã do Algarve, ter vencido a Taça do Algarve e de ter conseguido regressar ao Campeonato de Portugal.

«No ano passado tivemos um percalço, mas o Louletano tem de estar nos Nacionais e aquilo que queremos é apostar na subida já na próxima época», salienta o presidente, reforçando que este é um dos grandes desafios futuros.

Quanto às outras modalidades, reforça que o clube está a trabalhar para dar sempre o seu melhor, voltando também este ano a correr a volta a Portugal em bicicleta.

Esta terça-feira a Câmara Municipal de Loulé felicitou o clube e os seus dirigentes, técnicos, atletas, colaboradores e sócios por esta data.

«É uma força viva da nossa comunidade, um exemplo da dinâmica associativa deste território, que tem contribuído em grande medida para que Loulé seja hoje uma referência também na área do desporto, conhecido em todo o país e além-fronteiras, graças à presença assídua dos seus atletas nas mais importantes provas nacionais e internacionais, com muitos títulos conquistados», referiu a autarquia.

 

O Louletano Desportos Clube foi fundado a 6 de Junho de 1923 e nasceu de uma fusão de duas associações que se dedicavam à prática desportiva e social na então vila de Loulé.

O objetivo dos fundadores do clube – liderado por Frutuoso da Silva, o primeiro presidente da direção do Louletano Desportos Clube – era a prática do Futebol e as atividades sociais, nomeadamente jogos de salão e bailes.

Ao longo dos anos, uma modalidade surge como ex-líbris do Clube: o Ciclismo. Nomes como Joaquim Apolo, Valério Clara “Chocolateira”, Tenazinha e outros, ficaram na história do Louletano e de Loulé por feitos então considerados quase heroicos e pelo fervor popular em provas como a Volta a Portugal.

Com o 25 de Abril, o número de atividades desportivas e sociais do clube aumentou, constituindo-se as equipas de Futebol e Basquetebol juvenil, de Xadrez, de Atletismo, entre outras.

Na época de 1976/77  a equipa de Iniciados de Futebol disputa a final do Campeonato Nacional, sagrando-se vice-campeã frente ao FC Porto (derrota por 2-0), «um dos maiores feitos do historial do LDC», segundo o Município.

Por essa altura, o Louletano praticava, igualmente, Andebol, Futebol Sénior (subida à 3ª Divisão Nacional), Atletismo, Râguebi e Xadrez.

Em meados dos anos oitenta, o Clube teve «uma meteórica ascensão»: o Louletano tornou-se o primeiro clube a Sul do Tejo a vencer uma Volta a Portugal em Bicicleta, quer a nível individual (Cayn Theakston, em 1988), quer por equipas (1987); foram criados os departamentos de Ginástica e de Natação e é reforçada a aposta nos escalões de formação.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub