Loulé vai poupar 16 mil metros cúbicos de água com novas medidas da Câmara

Medidas vão entrar em vigor para a semana e duram pelo menos até ao fim de Agosto

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Chuveiros de balneários encerrados, piscinas públicas fechadas em Agosto, suspensão da rega de espaços verdes com recurso à água da rede e restrições à lavagem da frota municipal de viaturas. A Câmara de Loulé vai implementar, a partir da próxima semana, uma série de novas medidas devido à seca. 

As ações decorrem da ativação do Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca do Município de Loulé, aprovada esta segunda-feira, 5 de Junho, por despacho de Vítor Aleixo.

Em declarações aos jornalistas, à margem da 8ª Reunião do Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé, que decorreu na segunda-feira, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, o presidente da Câmara disse que estas restrições «a vários níveis têm como objetivo a poupança da água».

O pacote de medidas permitirá, segundo o autarca, uma poupança, até Agosto, de cerca «de 16 mil metros cúbicos de água».

Esta poupança permitirá o abastecimento «de cerca de 1500 famílias», perspetivou Vítor Aleixo.

Ao nível dos espaços verdes, a autarquia irá levar a cabo 26 intervenções para alterar o coberto vegetal existente em áreas identificadas, nalguns casos «deixando-o mesmo secar».

A suspensão da rega de espaços verdes com recurso à água da rede e utilização, sempre que possível, de outras fontes hídricas, como a água das Bicas Velhas, será agora reforçada. Por outro lado, no início de 2024, será implementado um sistema inteligente para a gestão da rega.

As Piscinas Municipais voltam a ser um dos focos das medidas.

Em Loulé, as piscinas exteriores funcionarão de 15 de Junho até ao final do mês de Julho, mas os duches dos balneários estarão encerrados. Já em Agosto o equipamento estará encerrado.

 

Piscinas exteriores de Loulé

 

No complexo interior e em Quarteira, o prazo de funcionamento será ainda mais restrito: utilização condicionada durante a segunda quinzena de Junho, apenas acessível para aulas de natação até ao final do mês.

Em Julho e Agosto, as portas fecham nas piscinas interiores de Loulé e nas Piscinas de Quarteira.

Em Salir, «por razões que ponderámos», as piscinas manter-se-ão abertas, mas os balneários irão encerrar.

Também outras instalações desportivas, como os campos de futebol, pavilhões e campos de ténis do concelho ou a Pista de BMX, em Quarteira, terão os chuveiros dos balneários encerrados até Agosto.

A lavagem de espaços públicos e equipamentos como contentores e moloks será feita utilizando fontes alternativas ou água para reutilização, tal como a água utilizada nas obras camarárias.

A autarquia está também a avaliar a possibilidade de reduzir a pressão nas redes de abastecimento de água através da regulação de válvulas redutoras do caudal.

As fontes ornamentais a cargo do Município, que atualmente funcionam durante 11 horas em circuito fechado, terão, a partir de agora, um funcionamento restrito. Já a água disponível em redes de fontanários do concelho será limitada.

A lavagem da frota municipal de viaturas será restringida, excetuando-se as viaturas afetas ao serviço de salubridade. Por outro lado, a autarquia irá reduzir a periodicidade das lavagens de viaturas de transporte de passageiros.

Para o futuro, a Câmara Municipal de Loulé pretende criar condições de aproveitamento de afloramentos superficiais de água, como as nascentes das Bicas Velhas e da Goncinha e água de extração da Mina de Sal-Gema, para regas e lavagem de ruas em Loulé.

Em espaços públicos como edifícios camarários, das juntas de freguesia, escolas, espaços desportivos, entre outros, serão instalados equipamentos de eficiência hídrica e de redução de consumos.

A atualização do cadastro de infraestruturas hidráulicas, a georreferenciação e a renovação do parque de contadores, a revisão da estrutura tarifária, a criação de zonas de medição e controlo e, em momentos de especial severidade do fenómeno, a proposta de condicionamentos ao consumo de água dos maiores consumidores e/ou suspensão temporária de equipamentos públicos são também medidas que a autarquia está a implementar, de acordo com o previsto no Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca do Município de Loulé.

Em paralelo, a autarquia irá lançar uma campanha de comunicação para sensibilizar a população para a urgência em poupar água.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub