Loulé junta-se a projeto europeu para promover hábitos de vida saudáveis no concelho

No âmbito do projeto “ONCE”

O Município de Loulé vai passar a pertencer a uma rede de cidades que quer «abordar os desafios da saúde humana de forma integrada», que será criada no âmbito do projeto europeu “ONCE”, cuja candidatura foi selecionada pela Comissão Europeia, através do Comité de Monitorização URBACT.

No caso de Loulé, o “ONCE” propõem-se a fazer «uma abordagem centrada na promoção da atividade física informal e de hábitos de vida saudáveis de forma a fortalecer a saúde a nível local e melhorar a resiliência das populações».

Quanto à rede propriamente dita, que deverá ser formalmente criada em Agosto, «as cidades podem considerar ações de diferentes pontos de vista e por meio de políticas diferentes, mas a perspetiva da saúde global irá fornecer uma estrutura comum e irá permitir desenvolver metodologias de partilha».

A par de Loulé, irão participar nesta rede as cidades de Lyon (França), Estrasburgo (França), Suceava (Roménia), Kuopio (Finlândia), Lathi (Finlândia), Benissa (Espanha), Elefsina (Grécia) e Munique (Alemanha).

Com a participação no “ONCE”, Loulé quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito dos projetos europeus “Vital Cities – Make you Active” e “Healthy Cities”.

O Comité de Monitorização URBACT aprovou 30 Redes de Planeamento de Ação, as quais envolvem 26 países e 203 parceiros. Com a aprovação destas redes, concluem-se os procedimentos concursais no âmbito do URBACT IV.

Dentro do ciclo de vida das Redes de Planeamento de Ação, todos os parceiros irão produzir um Plano de Ação Integrado. Também terão a oportunidade de testar algumas soluções de pequena escala nas suas cidades, desenvolvendo competências, reunindo as partes locais interessadas e construindo parcerias transnacionais.

Para os responsáveis municipais, «a participação em mais um projeto de carácter transnacional, alicerçado na rede programática da União Europeia, constitui a consolidação do trabalho que está a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos pela autarquia de Loulé e será mais uma oportunidade para uma profícua troca de experiências e de aprendizagens com outros parceiros europeus».

 

 



Comentários

pub