Jornadas Europeias de Arqueologia assinaladas em Silves com visitas guiadas

Jornadas Europeias de Arqueologia são um evento organizado por cerca de meia centena de países europeus

O Município de Silves vai assinalar as Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA), de 16 a 18 de Junho, com um programa comemorativo que inclui visitas guiadas a «locais de relevante interesse arqueológico no concelho».

O primeiro dia de jornadas, 16 de Junho, abre com a atividade “O Coração do Museu”, com sessões às 10h00 e às 16h30, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves e «pretende dar a conhecer a reserva dos materiais no museu – sejam eles as cerâmicas, os metais, os líticos, entre outros – num ambiente controlado e protegido, de forma a enriquecer o conhecimento daquele que é o trabalho técnico orientado para a exposição e divulgação do conhecimento que começa numa escavação arqueológica e acaba numa vitrina», explica a autarquia.

Com sessões às 10h00 e às 17h00, o Dia Aberto no Bairro do Progresso é o nome da visita acompanhada que terá lugar a 17 de Junho. Partilhar com o público o ambiente da escavação arqueológica levada a cabo no Bairro do Progresso, bem como as novas descobertas de arqueologia medieval islâmica existentes na cidade de Silves são os principais objetivos desta atividade.

As sessões decorrem ao ar livre, na escavação do Bairro do Progresso, onde se poderá observar aquela que é a sequência de trabalhos correspondentes a uma escavação arqueológica, sendo os participantes convidados a ver as diversas tarefas inerentes à profissão, incluindo trabalhos de escavação, registo gráfico e fotográfico.

As comemorações das JEA culminam com um passeio pelo Circuito Arqueológico da Amorosa-Pedreirinha, no dia 18 de Junho, às 10h00, com passagem pelas duas necrópoles Alto Medievais, com sepulturas escavadas na rocha, pelas ruínas de um monumento megalítico e pelo sítio do Monte Rosso.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do telefone 282 440 854 ou do endereço de correio eletrónico [email protected].

Em nota, o Município de Silves relembra que as Jornadas Europeias de Arqueologia são um evento organizado por cerca de meia centena de países europeus e decorrem, anualmente, no terceiro fim-de-semana de Junho.

O evento tem como objetivo «incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas áreas ligadas à arqueologia a valorizarem o património arqueológico, visando, ainda, promover a constituição de uma rede de intervenientes no domínio da arqueologia em todos os países membros do Conselho da Europa».

 

 



Comentários

pub