Governo conta lançar concurso para a dessalinizadora até final do ano

Este é um dos investimentos previstos do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve

O Governo está «a trabalhar» para, até final do ano, abrir o concurso para a construção da central de dessalinização do Algarve. A localização desta infraestrutura deverá ser conhecida «ainda durante esta semana», adiantou o ministro do Ambiente. 

Duarte Cordeiro participou, na manhã desta segunda-feira, 5 de Junho, na 8ª Reunião do Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé que decorreu no Hotel Ria Park, no Vale do Garrão (Almancil), onde falou da futura dessalinizadora.

Este é um dos investimentos previstos do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve, custará 50 milhões de euros, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e terá uma capacidade até 24 hectómetros cúbicos.

O ministro garantiu que, «durante esta semana», procurará «dar informações mais aprofundadas relativamente aos estudos, impacto ambiental e localização» desta central que será ou no concelho de Albufeira ou no de Lagos, sendo a primeira localização a mais provável.

 

 

«Estamos a trabalhar para, até ao final do ano, abrirmos o concurso porque é uma obra que tem que estar necessariamente concluída até ao final de 2026, de acordo com o cronograma previsto no PRR», disse o governante.

Duarte Cordeiro aproveitou também para deixar uma mensagem ao setor privado sobre a questão da falta de água.

Reconhecendo que «todos os investimentos previstos» no Plano de Eficiência Hídrica vão aumentar a disponibilidade «em cerca de 50 hectómetros cúbicos», o ministro considerou também que é necessário «devolver a responsabilidade aos setores económicos».

«Se houver setores que precisem de muito mais água, então eles próprios podem fazer os investimentos, como está a ser equacionado no Mira, em que os agricultores estão a considerar fazer um investimento numa dessalinizadora de uso privativo», explicou.

«Nós não estamos fechados a essas possibilidades», vincou.

Nesta visita à região, Duarte Cordeiro também abordou as recentes medidas tomadas devido à falta de água na região, não excluindo a adoção de novas ações se for necessário.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub