Festival de Perguntas do Colégio de Vilamoura apanha o autocarro

Iniciativa no âmbito do Festival de Perguntas

As questões mais inquietantes, surgidas no X Festival de Perguntas do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV), já andam a circular nos transportes urbanos do concelho de Loulé. 

“Why are we here? (“Por que estamos aqui?”) – Grace Gandhi, 5 anos, “What defines consciousness?” (O que define a consciência?”) – David Lopes, 15 anos, “O que nos torna humanos?” (Nanda Scheidemantel, 14 anos) ou “Se este fosse o seu último dia vivo, você estaria satisfeito com sua vida?” (Joaquim Pacheco, 12 anos).

Estas são algumas das perguntas que se podem ler nos vidros traseiros dos autocarros.

A iniciativa surge no ano em que o Festival de Perguntas – que se realiza anualmente entre a comunidade CIV -, assinala o seu décimo aniversário e em que a disciplina de Filosofia para Crianças e Jovens comemora 25 anos nesta instituição de ensino internacional.

Nas palavras da mentora do projeto e facilitadora de Filosofia Laurinda Silva, «as perguntas continuam a traduzir o espanto e inquietação dos alunos em relação ao mundo, e projetam as suas ideias sobre como esse mundo poderia ser».

Esse exercício é, assim, abraçado com entusiasmo todos os anos pela comunidade educativa.

«Este projeto coloca em destaque uma das mais importantes missões da escola: suscitar o pensamento crítico e o gosto pelo conhecimento. Recordando o livro A more beautiful question, de Warren Berger (2014), ‘colocar questões permite-nos aprender mais e ajuda-nos a melhorar o relacionamento com os outros», salienta Cidália Bicho, diretora pedagógica do CIV.

Depois de terem saltado, em Janeiro, da esfera escolar para as montras da Rua Maria Campina, materializadas em desenho por alunos do CIV, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Loulé Concelho Global, depois de terem dado origem a uma exposição coletiva na Galeria Aderita Artistic Space, em Vale do Lobo, envolvendo sete perguntas e 10 artistas convidados a ilustrá-las, as perguntas são agora projetadas noutros sentidos, percorrendo o concelho, nas rotas de Loulé, Quarteira e Almancil.

 



Comentários

pub