Dois aviões Fireboss já estão estacionados no Aeródromo Municipal de Portimão

Os Fireboss têm capacidade para transportar 3000 litros de água

Os dois aviões bombardeiros médios (Fireboss), que reforçam este ano o dispositivo de combate a incêndios no Algarve, já estão estacionados no Aeródromo Municipal de Portimão. 

Os dois aviões ficarão no Algarve até 15 de Setembro.

No Aeródromo Municipal de Portimão foi instalado um Centro de Meios Aéreos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Segundo a Câmara de Portimão, «contribuiu decisivamente para essa medida a disponibilidade e o apoio logístico do Município que assegura todas as condições para que estas aeronaves especiais operem pela primeira vez no Algarve, contribuindo para o incremento da capacidade de resposta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), em particular nos incêndios que não são debelados na fase inicial».

«Neste momento estão em curso obras de melhoramento e adequação das condições de segurança, o que permitirá num futuro próximo acolher maior número de aeronaves de emergência e proteção civil, mantendo a capacidade do Aeródromo Municipal de Portimão para as dinâmicas dos cerca de 1.200 movimentos mensais que se têm registado», acrescenta.

As obras vão aumentar o espaço de parqueamento disponível no aeródromo, cumprindo as regras da Autoridade Nacional de Aviação Civil, que licenciou recentemente esta infraestrutura, pela primeira vez, para um período de cinco anos, sendo que na atualidade, e excetuando os aeroportos, esta é a infraestrutura mais relevante a sul de Portugal, sobretudo devido à sua colocação estratégica.

Os Fireboss são aeronaves anfíbias monomotor de turbina com dois flutuadores, têm capacidade para transportar 3000 litros de água e espumífero, e trabalham em parelha, reabastecendo em lençóis de água com 731 metros (scooping).

Além disso, deslocam-se em pistas com um mínimo de 300 metros descarregado e 810 metros carregado, podendo realizar descargas parciais de água, espumífero ou retardante na linha de fogo dos incêndios, e atingir uma velocidade em operação de 270 Km/h, com um tempo de descolagem até 10 minutos.

No aeródromo, é ainda garantida a capacidade de reabastecimento de combustível, que no caso da parelha são 2.500 litros por missão de cerca de três horas.

Estão, de igual modo, criadas as condições para albergar as tripulações das aeronaves e todos os espaços essências à sustentação da operação, além da área de operações e comunicação que garante o controlo de cada operação.

Comentários

pub