Câmara de Portimão sensibiliza população para o combate ao desperdício alimentar

Utentes dos Centros de Convívio Sénior aprenderam como aproveitar melhor as sobras de refeições

A Câmara de Portimão sensibilizou os utentes dos Centros de Convívio Sénior do concelho para o combate ao desperdício alimentar, numa sessão realizada hoje, dia 7 de Junho, na Quinta Pedagógica de Portimão.

A ação de sensibilização foi subordinada ao tema “Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar” e dirigiu-se aos utentes dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão.

Através das questões que foram colocadas durante um peddy paper, «os participantes não só descobriram as diversas espécies de animais existentes na Quinta e conheceram um pouco sobre a agricultura aqui praticada, como ficaram a saber mais sobre a melhor forma de aproveitar as sobras das refeições, se um alimento está em condições ideais de segurança para ser consumido, ou para que serve a compostagem e a recolha de resíduos orgânico, entre outros temas de interesse, abordados de forma didática», segundo a autarquia.

Esta atividade, dinamizada com a colaboração da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, Banco Alimentar do Algarve e Quinta Pedagógica de Portimão, integra um conjunto de ações previstas para este ano, diretamente relacionadas com a estratégia municipal de combate ao desperdício alimentar.

Nesse âmbito, e em estreita parceria com o Banco Alimentar do Algarve, serão disponibilizadas à comunidade várias dicas para combater o desperdício alimentar, tendo algumas delas estado, desde já, na base da atividade realizada esta manhã.

Será igualmente lançado um desafio às instituições para a formação de colaboradores dos refeitórios e cozinhas, no sentido de serem capacitados para o combate ao desperdício alimentar, bem como elaborado um e-book de receitas “zero desperdício” e desenvolvidos workshops para técnicos e população em geral.

Desde 2022 que a autarquia desenvolve ações de promoção do desperdício zero, «entre as quais a criação de receitas mensais dirigidas aos beneficiários de apoio alimentar, construídas com base nos alimentos que integram um cabaz mensal e a realização de workshops no Mercado Municipal e na Quinta Pedagógica, entre outras iniciativas».

Ainda nesta área de intervenção, a autarquia estabeleceu uma parceria com o projeto “Prato Certo sobre rodas” até 2022, visando a sensibilização para a importância da alimentação mediterrânica, a reutilização de alimentos e seu total aproveitamento. Foram ainda criadas receitas de sobras, num desafio lançado pelo Município à DUAL Qualificação Profissional – Centro de Portimão que foi superado com êxito, como foi comprovado no ano passado pelos degustadores de diversas escolas do concelho.

«Porque a igualdade vivida na sua plenitude passa pelo acesso igualitário a diversos direitos, e porque o direito a uma refeição é considerado básico e fundamental, a atividade realizada esta manhã, no âmbito do Dia Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, também se insere no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação», acrescentou a Câmara.

«A conjugação entre a promoção da igualdade e o combate eficaz ao desperdício alimentar, levaram o Município de Portimão a convidar neste ano letivo os alunos e alunas do 5.º ano dos agrupamentos escolares do concelho a se juntarem aos seniores e a apreenderem, de forma lúdica, dicas básicas que poderão implementar nos seus lares e replicar com familiares e amigos», concluiu.

 

 

 



Comentários

pub