Bandeiras Azuis e das Praias Acessíveis já foram hasteadas em Albufeira

«Albufeira é um destino inclusivo que está a dar tudo por tudo para que, nos próximos anos, a Bandeira Praia Acessível esteja hasteada em todas as zonas balneares classificadas», diz autarca

O concelho de Albufeira hasteou esta sexta-feira, 2 de Junho, as 25 Bandeiras Azuis na principal entrada do areal e as 14 das Praias Acessíveis, bem como a bandeira na Marina da cidade, que foi novamente distinguida com o galardão de excelência.

Em relação às bandeiras Praia Acessível, José Carlos Rolo, presidente da Câmara, sublinha que «Albufeira é um destino inclusivo que está a dar tudo por tudo para que, nos próximos anos, a Bandeira Praia Acessível esteja hasteada em todas as zonas balneares classificadas».

As praias classificadas como “Praia Acessível” são as dos Salgados, Galé Oeste, Galé Leste, Manuel Lourenço, Peneco, Pescadores, Inatel,
Alemães, Oura, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Rocha Baixinha e Rocha Baixinha Nascente: todas com equipamentos Tiralô, que permitem o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida, bem como Cadeiras/Andarilho para caminhadas.

A juntar a estas distinções, o Município destaca a liderança do concelho ao assegurar 21 praias “Qualidade Ouro” atribuídas pela QUERCUS, e seis praias ZERO Poluição, atribuídas pela associação ambientalista ZERO, sendo que Albufeira é o concelho do País com mais praias ZERO Poluição.

A Cerimónia simbólica do Hastear da Bandeira Azul e Praia Acessível teve início numa das mais emblemáticas praias da frente urbana do
concelho, na Praia dos Pescadores, e contou com a presença do presidente da Câmara, elementos do Executivo, presidentes das Juntas de
Freguesia, representantes da Autoridade Marítima, GNR, ANSA, Bombeiros Voluntários de Albufeira, técnicos e diretor da APA-ARH, Centro de Saúde de Albufeira e ACES Central, o candidato à RTA, entre vários funcionários da autarquia.

 

 

O presidente da Câmara agradeceu a presença de todos, em especial às entidades que, ao longo do ano, desenvolvem um trabalho com a autarquia para atingir estes patamares, ao nível da limpeza do areal e da qualidade das zonas balneares, bem como da segurança da praia.

«O Algarve e Albufeira, em particular, é um paraíso à beira-mar plantado que todos temos que saber preservar para que continuemos a ser um destino turístico de eleição», refere o autarca.

O presidente da APA, por sua vez, felicitou o Município pela liderança alcançada, tendo sublinhado que «não é só o número de galardões que é importante, há que a zelar pela qualidade da água, daí a importância de continuarmos a articular com as entidades responsáveis nesta matéria».

Pedro Coelho destacou ainda que o tema Geodiversidade, escolhido para a Bandeira Azul 2023, é bastante apropriado a Albufeira que tem no projeto do Geoparque valores muito importantes. Aquele responsável referiu também a problemática das arribas, que têm sofrido intervenções constantes para evitar os perigos de derrocada – «só este ano verificaram-se 14 movimentos de massa, dois dos quais em Albufeira»; disse.

Paralelamente, aproveitou para falar da questão da seca e da falta de água, que este ano têm um agravamento de 5% em relação ao ano passado.

Cristiano Cabrita, vice-presidente com o pelouro do Ambiente e do Mar, sublinhou estar muito feliz por, mais uma vez, as praias de Albufeira se destacarem, «não só pela sua beleza, mas também pela sua qualidade ambiental».

 

 



Comentários

pub