Ampliação da Escola Diamantina Negrão permite acolher número crescente de alunos em Albufeira

Obras custaram 2,4 milhões de euros, mas mais investimentos nas escolas se vão seguir

Foto: Rui Gregório | CM Albufeira

“Há 20 anos, tínhamos todas as escolas em regime duplo, o que comportava uma enorme sobrecarga, com a escola a funcionar continuamente, fazendo com que não houvesse espaços disponíveis para atividades extracurriculares e para a socialização dos miúdos”, disse o presidente da Câmara de Albufeira esta quinta-feira, 1 de Junho, na inauguração das obras de remodelação e ampliação da Escola Diamantina Negrão.

Depois, “aquando da crise de 2009, perdemos muitas crianças e ficámos com salas vazias, mas, de um momento para o outro, a população começou a crescer e vimo-nos obrigados a encontrar soluções, nomeadamente a construir mais escolas e a ampliar outras para que mais crianças pudessem frequentar o ensino oficial no nosso concelho”, acrescentou José Carlos Rolo.

O Dia Mundial da Criança foi o escolhido para a inauguração das obras naquela escola. “Que melhor presente poderíamos dar aos nossos alunos e à restante comunidade educativa da escola, que não fosse melhorar as condições para que os jovens possam aprender e os professores ensinar com dignidade e qualidade?”, questionou o autarca durante a cerimónia.

Destacando que “a Escola não passa apenas pelos conhecimentos académicos, depende também, e muito, das aprendizagens que se fazem em comunidade e no grupo de brincadeiras e nós, os adultos, temos a responsabilidade de zelar por deixarmos uma geração melhor e mais tolerante”, José Carlos Rolo salientou que, “neste momento, continuamos na fase de crescimento”.

Por isso mesmo, a Câmara Municipal de Albufeira prevê o lançamento de mais uma série de novas obras, entre as quais a ampliação do Jardim de Infância de Ferreiras, as Escolas Secundária e Francisco Cabrita e vários Jardins de Infância (Correeira, Vale Rabelho, Caliços, entre outros equipamentos escolares), “projetos que faremos avançar logo que haja financiamento, sendo que esperamos contar com algumas verbas do PRR”.

 

 

Vítor Ferraz, diretor do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, disse estar muito satisfeito, tendo agradecido à Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, à construtora e aos serviços da autarquia envolvidos na concretização da obra.

Destacou ainda que “não deve haver muitas escolas no Distrito que disponham de três espaços desportivos, o que possibilita que haja várias aulas em simultâneo”, bem como “excelentes laboratórios, onde os alunos podem desenvolver diversas experiências, como as que acabámos de ver há pouco [a ativação de um vulcão], em colaboração com as professoras de Ciências e Física”.

Os convidados tiveram oportunidade de visitar as várias salas, com destaque para a sala de música, onde os alunos os brindaram com uma melodia tocada nas flautas, a sala de informática Interativa, o Pavilhão Desportivo e o campo de jogos exterior.

Vítor Ferraz referiu a falta de terrenos junto à escola devido à pressão turística, defendendo que há ainda a “necessidade de se criar um espaço de convívio para os jovens poderem socializar sem ficarem agarrados apenas aos telemóveis”.

Em paralelo, o diretor do Agrupamento falou no projeto de ampliação da Escola de Ferreiras, que já está em condições de ser apresentado à CCRA, um projeto “desenvolvido a pensar na escola, mas, igualmente, virado para a comunidade”.

“Olhamos para o futuro com alegria e confiança”, concluiu o diretor do Agrupamento de Escolas de Ferreiras.

 

 

Alexandre Lima, diretor regional da Educação do Algarve, manifestou também “uma enorme alegria por estarmos aqui a assistir à inauguração desta obra”, “num concelho em que tanta falta faz” a ampliação do parque escolar.

Desde 2001 que se tem verificado o crescimento do número de residentes em Albufeira, o que tem produzido um impacto significativo ao nível da população escolar e da ocupação dos estabelecimentos de ensino.

“A Câmara Municipal de Albufeira está atenta e empenhada para que as escolas do concelho tenham todas condições para acolher este acréscimo de alunos, bem como para os professores e restante pessoal auxiliar desempenharem as suas funções com a qualidade exigida. Esta obra é um bom exemplo disso”, concluiu aquele responsável.

No final das intervenções e da visita, os alunos preparam um beberete para os convidados, primando pela qualidade dos produtos e do serviço, bem como pela simpatia com que serviram os doces e bebidas por si preparados.

 


Obra em duas fases apoiada por fundos do Programa Regional Algarve
A empreitada de Remodelação e Ampliação da EB2,3 Diamantina Negrão, que arrancou em outubro de 2020, envolveu duas fases: a primeira consistiu na construção de um novo bloco escolar com mais sete salas de aula (4 laboratórios, 1 sala de TIC, 1 sala destinada aos cursos de CEF – Educação e Formação para jovens, 1 sala de aula normal), a retirada de todo o amianto existente nas coberturas da escola e a construção de um campo exterior destinado à prática do basquetebol.

A segunda fase envolveu a ampliação do Pavilhão Desportivo pré-existente, com colocação de pavimento de madeira e a criação de uma nova sala, ampliação dos balneários, implementação de um novo sistema de aquecimento de águas, construção de mais um pavilhão de raiz e ampliação da cozinha.

O valor das obras ascendeu a 2,4 milhões de euros, investimento comparticipado em 40% pelos fundos do Programa Regional Algarve/Portugal 2020.

Fotos: Rui Gregório | CM Albufeira

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub