800 alunos do pré-escolar e ensino básico de Lagos participam na Semana do Ambiente e dos Oceanos

Oficinas de animação artística, sensoriais e informativas, de cariz ambiental, bem como a realização de experiências de aprendizagem para a sustentabilidade

36 turmas e cerca de 800 alunos do pré-escolar e ensino básico das escolas de Lagos estão a participar, ao longo da semana de 1 a 9 de Junho, em atividades promovidas pelo Município de Lagos, em parceria com a associação AORCA e o Projeto Novas Descobertas, para assinalar os Dias Mundiais do Ambiente (5 de Junho) e dos Oceanos (8).

As atividades programadas incluem oficinas de animação artística, sensoriais e informativas, de cariz ambiental, bem como a realização de experiências de aprendizagem para a sustentabilidade na Quinta do Vale da Lama.

Para as restantes faixas etárias está prevista uma ação no Mercado Municipal de Santo Amaro, onde serão apresentadas exposições que abordam a problemática do lixo marinho e dão a conhecer os resultados da monitorização de resíduos encontrados nas praias de Lagos.

A Semana do Ambiente e dos Oceanos decorre até 9 de junho e poderá ser enriquecida com as iniciativas espontâneas dos cidadãos e de outras entidades.

As duas datas comemorativas, instituídas pela Organização das Nações Unidas (ONU), têm como objetivo sensibilizar os governos, as cidades, organizações da sociedade civil e os cidadãos para as problemáticas ambientais e mobilizá-los no sentido de adotarem uma prática transformadora que permita reverter ou, pelo menos, minimizar o impacto negativo da atividade humana sobre os ecossistemas.

No 50.º aniversário do Dia Mundial do Ambiente a palavra de ordem da campanha é: #CombataAPoluiçãoPorPlástico. Uma mensagem reforçada pelo mote e apelo do Dia Mundial dos Oceanos: “É hora de colocar o oceano em primeiro lugar”.

 

PROGRAMA
CELEBRAÇÃO NA ESCOLA | AORCA VAI À ESCOLA: Pré-escolar, 1º e 2º anos
Datas: 2, 5, 6 e 7 de junho
Horário: 9h00 às 12h00
Oficina prática com atividades sensoriais, informativas e de reflexão sobre um tema relevante na atualidade para o ambiente, oceanos, proteção da biodiversidade e ecossistemas.

Pré-escolar:
Oficina LIXO ZERO (história do plástico e compostagem).
Oficina IR E VIR (história sobre a importância do consumo local e jogo de teatro sobre a locomoção e o seu impacto).
1° e 2° ano:
Oficina VOZ DO MAR (canção, meditação com som da baleia e atividades relacionadas com a poluição sonora nos oceanos).
Oficina LIXO ZERO (história do plástico, jogo da decomposição e compostagem).

UM DIA NA NATUREZA | PND & AORCA: 3º e 4º anos
Datas: 1 e 9 de junho
Horário: 10h00 às 14h00
As turmas inscritas deslocam-se ao Projeto Novas Descobertas (PND) na Quinta do Vale da Lama para viver um dia de experiências e descobertas, organizadas e facilitadas pela equipa do PND e da Associação AORCA. Atividades de ecologia ambiental, artística e relacional num ambiente estimulante e inspirador como é o da Quinta do Vale da Lama, onde a sustentabilidade desenha o dia-a-dia, é o que se propõe.

Ação de limpeza de praia e monitorização do lixo marinho
Data: 5 de junho
Horário: 9h30
Local: Meia Praia (junto ao Bar Linda)
Apoio: Associação SOMAR
Atividade integrada no projeto municipal “SOS Oceanos”, dinamizado pela Divisão de Ambiente, que conta com a participação de turmas da Escola de Odiáxere e da Escola de Bensafrim.

Ações de Sensibilização sobre “Poupança de Água”
Datas: 5 e 6 de junho
Hora: 9h30
Local: na própria escola
Projeto municipal dinamizado pela Divisão de Ambiente e pela Divisão de Água e Serviços Gerais, que conta com a participação de turmas da Escola EB n.º 1 de Lagos (Bairro Operário) e da Escola da Ameijeira.
Entrega de jogos didáticos – KIT pedagógico “ EXPEDIÇÃO H2O – À DESCOBERTA DO VALOR DA ÁGUA”

“A Problemática dos Microplásticos e Lixo no Mar”
Datas: 5 e 7 de junho
Hora: 9h00 às 12h00
Local: Meia Praia (junto ao Bar Linda)
Apoio: Associação A ROCHA
Projeto desenvolvido pela Associação A ROCHA. Nesta atividade está prevista a participação de seis turmas da Escola EB 2,3 das Naus.

EXPOSIÇÕES
Datas: 5 a 10 de junho
Local: Mercado Municipal de Santo Amaro (Lagos)

“Plásticos – Até quando a nossa Indiferença?”
Parceria com o Zoo de Lagos
Esta exposição tem como objetivo alertar para os problemas atuais relacionados com a poluição marítima e, ao mesmo tempo, sensibilizar e consciencializar sobre a problemática do lixo marinho, particularmente os plásticos.

“Os Suspeitos do Costume”
Construída com base em informação disponibilizada pela ABAE, resultante das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul, esta exposição dá a conhecer os resíduos encontrados em ações de limpezas de praia realizadas em Lagos.
A iniciativa visa promover uma reflexão sobre as origens do lixo marinho, os seus tempos de degradação, as formas de os reduzir e o seu impacto na nossa vida.

 

 

 



Comentários

pub