Voluntários vão aprender a fazer cal para caiar Cacela Velha

Oficina decorre no próximo sábado, 20 de Maio

Cacela Velha promove, no sábado, 20 de Maio, uma oficina que vai incentivar voluntários a fazer cal e a caiar. 

Segundo o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, a atividade tem como objetivo «explorar de forma educativa os processos de transformação do calcário em cal, os fornos de cal, os saberes dos mestres caleiros, as técnicas da caiação, da hidratação da cal viva e da execução das argamassa».

A oficina integra-se na iniciativa “CAIA-ME” – Fim-de-semana da cal em Cacela Velha, com que o Centro pretende «contribuir para a dignificação do espaço público de Cacela Velha», para a «revalorização dos materiais e práticas ancestrais no contexto da arquitetura tradicional» e  para a «promoção de troca de práticas e conhecimentos relacionados com os usos da cal».

Esta é uma ação de voluntariado com que se pretende envolver a comunidade educativa, agentes locais e público em geral na conservação e valorização do núcleo histórico de Cacela Velha.

A oficina será orientada por Marta Santos, arquiteta e pós-graduada em Património Cultural Imaterial, mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos.

A profissional está a preparar a sua Tese de Doutoramento em arquitetura, conservação e restauro pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa com a investigação «Conservação de superfícies arquitetónicas exteriores da região do Algarve: Os ornatos em relevo e os trabalhos de argamassa», apoiada pela FCT e inserido no Projeto DB HERITAGE – Base de dados de materiais de construção com interesse histórico e patrimonial.

 

 



Comentários

pub