A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), inaugura esta quinta-feira, 25 de Maio, às 18h00, no Auditório Municipal de Olhão, a exposição fotográfica “Viagem ao Algarve”, integrada na “Rota Literária Saramago no Algarve”.
Este é um projeto da associação 1/4 Escuro, Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António (VRSA), apoiado pela DRCAlg, e realizado em colaboração com a Fundação José Saramago, e Região de Turismo do Algarve, que conta agora com o acolhimento da Câmara Municipal de Olhão.
O momento será também marcado pela apresentação, por parte da DRCAlg, do itinerário literário de Olhão, da “Rota Literária Saramago no Algarve”. A exposição “Viagem ao Algarve”, que integra a programação da Feira do Livro de Olhão, já passou por Vila Real de Santo António, Castro Marim e Lepe (Huelva), e irá percorrer a totalidade dos concelhos que integram a “Rota Literária Saramago no Algarve”.
«Estes projetos constituem uma oportunidade para dar a conhecer um território que inspirou vários escritores, nomeadamente os lugares, os monumentos, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover o Algarve como destino de turismo literário», refere a Direção Regional de Cultura.
O mote para a criação dos itinerários foi a vontade de refletir sobre o território algarvio.
O fotógrafo algarvio André Boto, distinguido pela FEP – Federation of Professional European Photographers, como “Fotógrafo Europeu do Ano”, em 2023, participa no projeto com a fotografia de Silves e com a edição das restantes fotografias selecionadas para a exposição.
Comentários