«Usos e costumes da Serra do Caldeirão» voltam a desfilar em Salir na Festa da Espiga

A entrada é livre

«É um verdadeiro cartaz de promoção das tradições mais genuínas do interior» que dá «a conhecer os usos e costumes da Serra do Caldeirão». A Festa da Espiga arranca esta quinta-feira, 18 de Maio, em Salir (Loulé) para três dias de muita animação. 

A Espiga, ou apanha do Ramo da Espiga, que além da espiga de trigo é composto por ramo de oliveira, papoila e alecrim entre outras flores, celebra-se por tradição na Quinta-Feira da Ascensão e é o mote desde 1968 para uma «festa muito genuína».

Iniciando logo pela manhã do dia 18 de Maio, feriado municipal no concelho de Loulé, o programa abre com o Passeio Pedestre e de BTT.

Mas o grande destaque de amanhã é o cortejo etnográfico que sobe a Rua José Viegas Gregório, às 16h00.

Em frente à tribuna presidencial, serão declamados poemas de improviso para felicitar as entidades autárquicas por uma determinada obra ou então reclamar ou lembrar uma outra intervenção ou reparação que ainda se encontra por fazer.

Este desfile marca a origem desta festa e integra mais de 20 tratores e cerca de 200 figurantes.

O desfile voltará a ter lugar novamente no sábado, 20 de Maio, às 19h30. Além da representação etnográfica, haverá também lugar ao folclore com as danças e cantares dos grupos da freguesia, nomeadamente o Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas” e o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha.

Ao palco principal sobem na primeira noite, dia 18 de Maio, as sonoridades mais populares, com Ruben Filipe e Zé Amaro.

Na sexta-feira, dia 19 de Maio, haverá durante a tarde um convívio dedicado aos séniores e utentes das instituições deste território. À noite, o cartaz tem Jimmy P e o Dj Wilson Honrado.

Na tarde do dia 20 de Maio, o Parque Desportivo de Salir enche-se para acolher os mais novos, com a Festa das Espiguinhas, onde não faltará um torneio de futebol, bem como insufláveis, piscina, jogos tradicionais, pinturas faciais, trampolins.

Neste dia, o palco principal irá receber, às 23h30, os The Gift, mas, antes às 22h00, atuam os Allcante. A festa terminará com o DJ Sunlize, a partir das 01h00.

O ano de 2023 marca a 56ª edição da Festa da Espiga, que surgiu em Salir em 1968, pela iniciativa do então presidente de Junta José Viegas Gregório.

Ao longo dos três dias de Festa da Espiga, haverá muita gastronomia, nas tasquinhas distribuídas ao longo do recinto, muito artesanato local e produtos regionais.

A entrada é livre.

 



Comentários

pub