Silves lança campanha de vacinação contra a raiva que passa em todas as freguesias

Ações destinam-se exclusivamente a cães

Silves lançou hoje em São Marcos da Serra a campanha oficial de vacinação antirrábica e de controlo de outras zoonoses de 2023, uma ação que irá passar nas diferentes freguesias do concelho até ao final de Dezembro.

Esta campanha «destina-se exclusivamente a cães com mais de três meses de idade relativamente aos quais não se prove possuírem vacinação antirrábica válida (estando excluídos os gatos e os furões)», segundo a Câmara de Silves.

«A campanha abrange a vacinação antirrábica e marcação com transponder / registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia)», acrescenta a autarquia.

Até final do mês de Maio e no início de Junho, além da vacinação no Centro de Recolha Oficial de Silves (antigo canil municipal), todas as terças-feiras às 9h00, serão realizadas ações de vacinação por freguesia, sempre às 9h30.

Em São Marcos da Serra, além da ação que decorreu esta manhã na Junta de Freguesia, estão agendadas ações nos dias 19 de Maio e 2 de Junho, nos restaurantes “O Cantinho dos Caçadores” e  “Pôr do Sol” (Azilheira), respetivamente.

Em São Bartolomeu de Messines, a vacinação decorre nos dias 11 e 22 de Maio, na Junta de Freguesia, e à mesma hora de dia 5 de Junho, no Café Martins (Perna Seca).

Em Tunes, há vacinação nos dias 11 e 24 de Maio, na Junta de Freguesia, e em Algoz  a ação decorre a 12 e 25 de Maio, igualmente nas instalações da junta.

As Juntas de Freguesia de Pêra (15 e 26 de Maio) e Alcantarilha (17 e 29 de Maio) também foram o local escolhido para acolher ações de vacinação. Nesta última freguesia, também será promovida a vacinação de cães no dia 1 de Junho, em Alcantarilha Gare (Malhão)

Em Armação de Pêra, as ações de vacinação decorrem a 18 e 31 de Maio, na Praça Velha.

O atendimento será efetuado por ordem de chegada.

Após o mês de Maio e até a Dezembro, a vacinação poderá ser feita de terça a quinta-feira, no Centro de Recolha Oficial de Silves, através de marcação prévia através do telefone 282 440 800.

Os detentores/titulares dos canídeos, deverão fazer-se acompanhar, para além dos documentos dos mesmos (caso existam), do Cartão de Cidadão ou, na sua ausência, do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte, para que seja emitido o respetivo recibo de cobrança das taxas a aplicar, nomeadamente:

A vacinação antirrábica (taxa única E) custa 10 euros. O Boletim Sanitário custa um euro e a identificação eletrónica – taxa de registo SIAC custa 2,5 euros.

 

 



Comentários

pub