Serviço de Urologia do Grupo HPA já tem técnica cirúrgica inovadora

Esta é uma técnica «minimamente invasiva: sem corte, sem cicatriz, sem sangue e sem radiação»

O Serviço de Urologia do Grupo HPA Saúde inaugurou este sábado, 27 de Maio, uma técnica cirúrgica no tratamento do cancro da próstata. 

Esta é uma técnica «minimamente invasiva: sem corte, sem cicatriz, sem sangue e sem radiação», diz o HPA.

«A magnitude da energia do ultrassom, que o Sistema Robótico Focal One transmite, permite aumentar rapidamente a temperatura no ponto pretendido, causando uma necrose de coagulação e permitindo uma extração rigorosa da lesão prostática maligna, sem danificar os tecidos e as estruturas saudáveis à sua volta», acrescenta.

«A precisão é garantida por um software que alia imagens 3D sobreponíveis à ressonância magnética, cujos movimentos são todos controlados roboticamente e com precisão submilimétrica», explica.

«Por outro lado, esta técnica é também superior relativamente ao tempo: o conjunto do planeamento, configuração do equipamento e procedimento propriamente dito, pode ser de 45 minutos, ou seja, três vezes mais rápido que a maior parte das técnicas», diz.

O impulsionador desta nova tecnologia no Grupo HPA Saúde, o professor doutor Tiago Rodrigues, sublinha que «a grande mais valia é permitir tratar lesões focais sem comprometer a continência nem a vida sexual».

Em Portugal, são seis mil novos casos diagnosticados por ano. Representam 10% de todos os novos cancros diagnosticados anualmente no país.

 



Comentários

pub