Secular Mercado de Alcaçarias vai ser recriado em Faro

Este mercado terá entrada livre

O Mercado de Alcaçarias, secular e «grande importância» para Faro, vai ser recriado a partir desta sexta-feira, 26, e até domingo, 28, no Espaço Muralhas, na Cidade Velha.

Este mercado, de cariz medieval e islâmico com mais de 700 anos de história, terá entrada livre e funcionará das 18h00 às 24h00.

«Ao longo dos cerca de 5000 m2 de recinto, estão previstos alguns apontamentos artísticos e culturais, com bailarinas islâmicas e medievais, cuspidores de fogo, malabaristas e faquires», diz a União de Freguesias de Faro, organizadora do evento.

Além disso, o visitante poderá encontrar uma área de gastronomia, bem como vendedores de artesanato, antiguidades, bijuteria, ourivesaria e produtos endógenos e regionais.

Após a conquista de Faro em 1249, D. Afonso III, com receio que os mouros criassem bolsas exteriores de resistência, permitiu a sua fixação nos arrabaldes da cidade.

Essa área concedida chamava-se Mouraria e aí os árabes criaram uma zona de mercados diários (as alcaçarias) que ganharam grande importância económica a nível local, para árabes, judeus e cristãos.

Era nestes mercados onde estes três povos podiam conviver e efetuar as suas trocas comerciais e as alcaçarias foram ganhando cada vez mais importância, de tal forma que, no reinado de D. Manuel I, estes mercados já eram considerados o grande centro mercantil de Faro.

 



Comentários

pub