«Sabe muito bem vir ao Festival da Caldeirada» de Armação de Pêra

24.º Festival da Caldeirada e do Mar decorre até domingo, 28 de Maio

 

«Sabe muito bem vir ao Festival da Caldeirada» disse João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), na manhã desta sexta-feira, dia 26, na abertura do 24º edição do certame dedicado àquela iguaria, em Armação de Pêra.

O responsável pelo Turismo algarvio acrescentou que, além do «desafio, que já é obrigação, de caminharmos para o turismo sustentável», é preciso «enriquecer a visita dos turistas, como iniciativas como este festival, que valoriza as tradições gastronómicas locais, e contribuir para o bem estar de quem cá vive».

Por seu lado, Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, sublinhou o facto de o festival se realizar «fora da época alta do turismo», quando é preciso atrair turistas que gastem dinheiro à principal estância balnear do concelho.

A autarca salientou ainda que a riqueza da pesca local, que se traduz na gastronomia oferecida pelos restaurantes de Armação, tem muito a ver com a Pedra do Valado, o recife rochoso que é único na costa portuguesa e que está em vias de se tornar uma área protegida.

Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, o 24.º Festival da Caldeirada e do Mar decorre até domingo, 28 de Maio, em Armação de Pêra.

O Silvense, A Grelha, Estrela-do-mar, Ingredientes, O Fernando, O Serol, Olivalmar, Pelintra, Praia com Tempero, Tasca’lado, restaurante da Néné, churrasqueira O Balbino, churrasqueira O Casarão e a marisqueira Hera são os estabelecimentos aderentes com mais de duas dezenas de deliciosas e suculentas propostas, onde a caldeirada é a rainha e os sabores do mar os grandes cicerones.

Num fim de semana dedicado à gastronomia marítima, marcarão também presença os produtos estrela do concelho, como os vinhos de Silves e as sobremesas feitas com a doce e aromática Laranja de Silves, com muita animação à mistura.

Além dos mais saborosos e frescos sabores da caldeirada e do mar, tão emblemáticos desta vila piscatória, os comensais ficam habilitados a ganhar ingressos para alguns dos eventos de verão promovidos pela autarquia.

Quatro bilhetes para uma sessão dos Sunset Secret de 2023, quatro pulseiras de entrada livre na Feira Medieval de Silves em 2023, e um bilhete duplo para o Lado B com Capicua (a realizar no dia 22 de setembro) são os prémios que irão ser sorteados, bastando que todos aqueles que fizerem as suas refeições nos restaurantes aderentes; preencham o cupão do concurso e anexem a fatura.

O sorteio decorrerá na semana seguinte ao fim do Festival e os vencedores serão anunciados através do site e redes sociais do Município de Silves.

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub