RIAS atinge a marca de 10 mil animais libertados na natureza

Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens já acolheu cerca de 17 mil animais vivos, desde 2009

Um cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), uma espécie considerada “Em Perigo” no nosso país, foi o 10.000º animal libertado na natureza pelo RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens. Este importante marco foi atingido a 6 de Maio, dia em que o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), em cuja sede o RIAS tem as suas instalações, completou 45 anos.

A libertação do cágado aconteceu no âmbito do Dia Aberto do PNRF, em que as portas da Quinta de Marim, em Olhão, estiveram abertas à população, que pode usufruir de diversas atividades.

Além do cágado-de-carapaça-estriada, que ficará associado à história do RIAS, o centro libertou outros cinco animais deste género, desta feita, cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) «que ingressaram no RIAS por diversas razões, sendo que três destes répteis chegaram com sinais de cativeiro ilegal».

Durante quase todo o dia 6 de Maio, o Centro de Interpretação Ambiental do RIAS esteve aberto a visitas.

«Desde 2009 que já recebemos mais de 22.000 animais, dos quais, 17.000 vivos. Com estes, demos o nosso melhor para que a recuperação corresse da melhor forma possível, culminando na sua devolução à natureza», revelou o centro.

 

 



Comentários

pub