Presidente do Turismo de Portugal defende em Bruxelas mais financiamento direto para setor

Segundo Luís Araújo, todos concordam que o turismo tem de ser «mais sustentável», trabalhando de forma coletiva, pois não cabe aos turistas «alterar a forma como se faz turismo»

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, defendeu esta sexta-feira, 5 de Maio, em Bruxelas, mais financiamento direto para o setor do turismo, sublinhando que este representa 20 milhões de postos de trabalho na Europa, além do «efeito de arrastamento» noutras atividades.

Intervindo numa mesa-redonda durante o Dia Europeu do Turismo, evento que voltou a ser celebrado em Bruxelas pela primeira vez nos últimos cinco anos, Luís Araújo, na qualidade de presidente do Turismo de Portugal e da European Travel Commission (ETC) – que representa 33 organizações nacionais de turismo da Europa -, saudou as iniciativas que têm sido levadas a cabo a nível comunitário, mas argumentou que é preciso dar «mais um passo».

«Temos de ser mais ativos. Precisamos de financiamento direto porque representamos 20 milhões de postos de trabalho. Penso que deveríamos dizê-lo todos os dias, é como um mantra: representamos 20 milhões postos de trabalho na Europa», disse, recordando que também muitos outros setores beneficiam do turismo, dado o «efeito de arrastamento» deste.

«Para dar uma ideia», Luís Araújo deu «um exemplo de Portugal», apontando que «as exportações de vinho para os Estados Unidos e Brasil estão em perfeita correlação com o crescimento de turistas desses países para Portugal».

«Estou certo de que primeiro visitam, e depois compram o vinho, acreditem», vincou.

Apontando que o setor do turismo foi duramente atingido durante a pandemia da Covid-19, o presidente do Turismo de Portugal e da ETC considerou que «a plataforma que foi lançada com todo o financiamento que está disponível através de tantos instrumentos por toda a Europa é maravilhosa, mas é preciso dar um passo mais».

«E esse passo adicional é ter financiamento específico para turismo, promoção específica para o turismo, promover o turismo intraeuropeu, promover os valores da Europa através da colaboração, e penso que agora a palavra essencial é cooperação, entre países. Estou orgulhoso de fazer parte da ETC, que está a fazer isso. Mas ainda assim temos de fazer mais», argumentou.

Segundo Luís Araújo, todos concordam que o turismo tem de ser «mais sustentável», trabalhando de forma coletiva, pois não cabe aos turistas «alterar a forma como se faz turismo».

«Temos de mudar a atitude de toda a cadeia de valores, da oferta à procura», defendeu.

 



Comentários

pub