Portimão celebra trabalho da comunidade de pescadores artesanais de Alvor

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, que se assinala a 31 de Maio

O Município de Portimão vai celebrar o trabalho da comunidade de pescadores artesanais de Alvor, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, que se assinala a 31 de Maio.

O dia será celebrado em colaboração com o Museu de Portimão, a Junta de Freguesia de Alvor, a Associação de Pescadores Profissionais de Alvor e o Agrupamento de Escolas da Bemposta, com atividades para várias gerações.

No dia 31, os alunos do 4.º ano e uma turma de 3.º ano da EB1 de Alvor visitarão os armazéns de pesca de Alvor, no âmbito do projeto cultural de escola na vertente “Arte e Território”, com o trabalho sobre a Lenda dos Três Irmãos.

Nessa visita, os alunos terão oportunidade de saber um pouco mais sobre a pesca e os pescadores da vila, com ponto de encontro marcado para as 10h00, junto à zona ribeirinha.

Durante a visita, orientada pelo Museu de Portimão e com a participação da Associação de Pescadores Profissionais de Alvor e da Junta de Freguesia local, os alunos poderão assistir ao trabalho dos profissionais do mar, podendo no final pintar um mural em papel cenário, alusivo à efeméride.

Para o dia 3 de Junho, sábado, foi agendada uma visita, também orientada pelo Museu de Portimão, à zona ribeirinha de Alvor em torno da sua história, quotidianos, atividades e equipamentos ligados à tradição marítimo-piscatória.

Com início junto ao salva-vidas e término nos armazéns de pesca de Alvor, esta atividade incluirá uma conversa sobre a pesca artesanal na atualidade, com a participação da Associação dos Pescadores Profissionais de Alvor e os próprios operadores do setor, a que se seguirá discurso por Ivo Carvalho, presidente da Junta de Freguesia, dirigido à comunidade piscatória.

O programa encerra com um  momento de convívio.

A visita do dia 3 de Junho é gratuita, requerendo inscrição prévia através do email [email protected] ou do contacto telefónico 282 405 230.

 

Nota: Corrigida a data da segunda atividade, que é a 3 de Junho (e não de Janeiro, como por lapso tinha sido indicado).

 



Comentários

pub