“Passos Contados” ao final do dia com a safra do Sal

Os produtores de sal Jorge Raiado e Sandra Madeira revelam as diversas vertentes associadas à produção artesanal do sal

Jorge Raiado nas suas salinas – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Os “Passos Contados”, passeios pedestres de interpretação da paisagem, continuam no dia 3 de Junho, sábado, com o percurso «Final do Dia na Safra do Sal», nas salinas da Salmarim, situadas em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O percurso, promovido pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, que inclui passeio nas salinas e degustação, com o produtor de sal Jorge Raiado e os salineiros tem ponto de encontro às 16h30, em Vila Real de Santo António.

As salinas da Salmarim situam-se na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, em salinas centenárias, mas num local onde se colhe sal desde a Idade do Ferro.

Neste percurso, os produtores de sal Jorge Raiado e Sandra Madeira revelam as diversas vertentes associadas à produção artesanal do sal: a sua importância histórica na conservação dos alimentos, os saberes-fazeres associados à manutenção das salinas ao longo do ano, à extração do sal e flor de sal na época estival e os valores naturais associados, especialmente as aves que aí se alimentam e nidificam, na Reserva do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Será um passeio rico em experiências: caminhada pelos talhos, recolha da flor de sal e apanha do sal e, no final, degustação de produtos locais com sal e flor do sal.

A Salmarim nasceu em 2007 do projeto familiar de Sandra e Jorge Filipe, o mesmo ano em que nasce o João, o filho mais velho. Jorge Filipe é adotado por este terroir moldado pela mão humana, que são as salinas tradicionais de Castro Marim.

Da paixão pela gastronomia, surgiu o desejo de colher uma flor de sal de excelência, para os chefes de cozinha, e para ser partilhada à mesa de todos.

Este reconhecimento é transversal aos gastrónomos e profissionais, tendo a Salmarim sido reconhecida em 2016 pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve e em 2017 pela Revista Wine com prémios de Produto Artesanal.

INSCRIÇÕES

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600 | [email protected] | http://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto.
Valor de inscrição – 5€ + 5€ (degustação)

 

 



Comentários

pub