Palestra sobre Agostinho da Silva para jovens filósofos em Portimão

Momento alto do Philosophy Spring Festival

Cartaz: Bela Andrade, aluna de Artes da ESMTG

A palestra de Paulo Borges, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sobre Agostinho da Silva, dirigida aos “jovens filósofos” do 10.º ano da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, «é, seguramente, um dos momentos altos do Philosophy Spring Festival», garante a organização do evento, promovido naquele estabelecimento de ensino.

A palestra está marcada para amanhã, 10 de Maio, às 11 horas, no auditório do Museu de Portimão, estando os lugares disponíveis quase esgotados.

«Será mais um momento “lado B”, uma vez que os jovens irão descobrir o pensamento fascinante de um filósofo português que não faz parte dos programas escolares, mas habita os corações de muitos portugueses, incluindo, provavelmente, muitos dos pais dos alunos que dele se lembrarão em virtude do saudoso programa de televisão “Conversas Vadias”», explica Carlos Café, o professor de Filosofia responsável pelo evento.

Mas o festival de Filosofia, promovido pelo Clube do Filósofos Vivos e pelo Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, inclui ainda um ciclo de cinema dedicado a António-Pedro de Vasconcelos, que começou hoje, dia 9, sempre às 10h00, no Algarcine Cinemas de Portimão, com entrada livre.

Nos dias 11 e 12, a apresentação dos filmes «Os Gatos Não Têm Vertigens» e «Km 224» contará com a presença do realizador.

 

Telectu no Clube União Portimonense

 

O programa incluiu já música com Vítor Rua e o seu projeto Telectu (no fim de semana passado), mas terá ainda momentos de poesia, teatro, filosofia para crianças, literatura, café filosófico, flamenco e uma residência artística para jovens.

Paulo Borges, o palestrante de amanhã, é professor no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade, onde coordena o Seminário Permanente Vita Contemplativa.

É ainda professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da mesma Universidade, bem como ex-presidente da Associação Agostinho da Silva e coordenador da Academia Agostinho da Silva.

É autor de centenas de artigos e outros textos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Croácia, Roménia, Turquia, Reino Unido, EUA, Brasil, Colômbia, Timor e Macau.

Autor e organizador de 65 livros de ensaio filosófico, aforismos, poesia, ficção e teatro, publicados em Portugal, Espanha, Reino Unido e Brasil.

Doutor Honoris Causa pela Universidade Tibiscus de Timisoara (Roménia), em 2017. Prémio Ibn Arabi – Taryumán 2019, atribuído pela Muhyiddin Ibn Arabi Society Latina, em 2019.

Como “aperitivo” para a palestra, Carlos Café sugere um pequeno texto do Professor Agostinho da Silva, destacando a seguinte frase: “O homem foi feito para ser um poeta à solta”.

“Cada pessoa deve ser total, completa, e ter liberdade para o ser. Sempre bati no ponto, para mim importantíssimo, da liberdade total, não condicionada: cada um ser aquilo que é, coisa bastante restringida pela aparelhagem política e económica. O homem foi feito para ser um poeta à solta, seja qual for a sua expressão poética. Pode ser a música, a literatura ou coisa nenhuma… Olhar os gatos, as pedras, as árvores. Até pode acontecer que uma pessoa não seja absolutamente nada, de repente tenha uma ideia estupenda para o bem do mundo”.

(In Agostinho da Silva, AGOSTINHO, ENSINE-NOS, Entrevista a Lurdes Féria, 1986, IN Paulo Borges (org.), AGOSTINHO DA SILVA – DISPERSOS, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Ministério da Educação, 1988, p. 115)

 

 

PHILOSOPHY SPRING FESTIVAL: PROGRAMA OFICIAL

• VÍTOR RUA: conferência “O que é a Música?”
4/5, Clube União Portimonense, 14h30 horas

• TELECTU
5/5, Clube União Portimonense, 22 horas,

CICLO DE CINEMA DEDICADO A ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS
Algarcine Cinemas de Portimão, sessões às 10h00, entrada livre

9/5 – A Bela e o Paparazzo
11/5 – Os Gatos Não Têm Vertigens (com a presença do realizador)
12/5 – Km 224 (com a presença do realizador)

PALESTRA DE FILOSOFIA SOBRE AGOSTINHO DA SILVA
Professor Doutor Paulo Borges
10/5, auditório do Museu de Portimão, 11 horas

POESIA: tertúlia com Luiza Nilo Nunes
16/5, Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, 18 horas

TEATRO: “A Mãe da Noiva”, com Ana Saragoça
20/5, Clube União Portimonense, 21h30

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
Laurinda Silva
22/5, EB1 Major David Neto, todo o dia

CAFÉ FILOSÓFICO: regresso à filosofia na ágora
23/5, Faina, 18 horas

LITERATURA: apresentação mundial do novo livro de Sérgio Raimundo
24/5, Aldeia, 18 horas

FLAMENCO DO BAR DE CULTO LA CARBONERIA (SEVILHA)
26/5, Sociedade Vencedora Portimonense, 21h30

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM JOVENS ESTUDANTES DE ARTES
27/5, Faina, todo o dia

Organização: Clube do Filósofos Vivos / Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

Patrocínios: Câmara Municipal de Portimão e Junta de Freguesia de Portimão

Apoios: Algarcine Cinemas de Portimão, Museu de Portimão, Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, Clube União Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Aldeia e Faina.

Cartaz: Bela Andrade, aluna de Artes da ESMTG

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub