Orquestra do Algarve dá concerto em Armação de Pêra

Programa combina duas obras de mestres dos séculos XIX e XX

A Igreja de Armação de Pêra recebe, no próximo domingo, 14 de Maio, às 21h00, mais um concerto da Orquestra do Algarve, com entrada livre.

Neste concerto, poderá escutar-se um programa que combina duas obras de mestres dos séculos XIX e XX, ambas pouco ouvidas e que partilham, na sua génese, o princípio do método por trás do ato compositivo.

Penderecki, católico devoto, escreve em memória do Papa João Paulo II uma “chacona”. Esta forma musical caracteriza-se pela repetição dos mesmos padrões harmónicos, desenrolando-se como um exercício de método e mestria na condução da música.

Já o sexteto de Rimsky-Korsakov, única obra que o compositor russo escreveu para esta formação, configura um exercício raro vindo deste compositor, que aqui se dedica às formas mais clássicas da história da música, inclusivamente submetendo a composição a um concurso, onde apenas veio a ganhar o segundo prémio.

Apesar da exploração do domínio de técnicas e arquiteturas musicais como a forma sonata ou uma fuga, este sexteto irá sem dúvida atrair os ouvintes pela variedade de atmosferas e delicadeza das suas melodias.

 



Comentários

pub