Olhanenses mais carenciados vão ter acesso gratuito a medicamentos

Serão abrangidos, já este ano, 150 munícipes, segundo a autarquia

A Câmara de Olhão assinou esta quinta-feira, 18 de Maio, um protocolo com a Associação Dignitude que vai permitir aos olhanenses mais pobres beneficiarem de uma comparticipação na compra de medicamentos.

Serão abrangidos, já este ano, 150 munícipes, segundo a autarquia.

A cerimónia de assinatura do protocolo, que se insere na programação do Maio, Mês do Coração, contou com a presença de Maria João Toscano, da Associação Dignitude, do presidente da autarquia António Miguel Pina, do vice-presidente Ricardo Calé, das vereadoras Elsa Parreira e Catarina Poço e de representantes das farmácias e das IPSSs do concelho.

«Não queremos que nenhum olhanense tenha que se confrontar com a escolha entre comer e fazer a sua terapêutica. Temos de ir onde for preciso ir para que a nossa sociedade seja cada vez mais justa para todos», diz António Pina, presidente da Câmara de Olhão.

Já a representante do primeiro programa solidário da Associação Dignitude agradeceu ao Município e aos restantes parceiros locais a adesão ao projeto, cujo objetivo é «chegar às camadas mais vulneráveis da população. Com este programa, e graças ao envolvimento de todos, podemos apoiá-los».

A importância do papel dos parceiros no sucesso do programa foi, igualmente, sublinhada por Ricardo Calé: «as farmácias e as IPSSs são fundamentais na divulgação deste projeto, para que ele possa chegar ao maior número de pessoas possível».

Os beneficiários ABEM são referenciados pelas entidades parceiras, neste caso, pelo Município de Olhão.

Após referenciação, é-lhes atribuído um cartão, que pode ser utilizado em qualquer farmácia do país identificada com o autocolante “Farmácia abem:” (saiba quais são em www.abem.pt).

 



Comentários

pub