Morreu Paula Teixeira, diretora do Agrupamento de Escolas Júdice Fialho de Portimão

Câmara de Portimão vai dar o seu nome a um jardim e parque de estacionamento que está a ser construído junto à Escola Júdice Fialho

A professora Paula Teixeira, de 61 anos, diretora do Agrupamento de Escolas Júdice Fialho, morreu esta quinta-feira, dia 4 de Maio, na unidade de cuidados paliativos do hospital de Portimão, onde estava internada, vítima de cancro.

Paula Teixeira, que há cerca de três décadas estava ligada à educação no concelho de Portimão, era diretora daquela Agrupamento desde 2013.

Professores seus colegas e amigos recordam o seu empenhamento em dar mais condições às escolas do Agrupamento, nomeadamente através da criação de uma rampa para facilitar o acesso dos alunos ou professores portadores de deficiência.

Foi também pioneira no envolvimento da escola em questões ligadas à proteção civil, já que a Júdice Fialho foi a primeira escola do Algarve a acolher regularmente exercícios de simulacro de sismo.

Este estabelecimento de ensino, aliás, é um ponto de apoio oficial a situações de emergência e proteção civil, nomeadamente em caso de incêndios.

A professora Paula Teixeira era também muito ligada a problemas sociais, tendo por exemplo promovido, nas escolas do agrupamento, uma campanha de angariação de roupas para apoiar refugiados.

Segundo o jornal local Algarve Marafado, a Câmara de Portimão tinha aprovado ontem, por unanimidade, dar o seu nome a um jardim e parque de estacionamento que está a ser construído junto à Escola Júdice Fialho.

A proposta justificava a decisão por a docente ser «unanimemente considerada por colegas educadores e professores, funcionários e alunos, como uma cidadã merecedora de respeito e de admiração, sendo o seu percurso profissional e cívico um referencial de dedicação, zelo e profissionalismo ao serviço da comunidade educativa desta terra».

No seu site na internet, o Agrupamento já publicou uma nota de pesar salientando o «enorme pesar e consternação» pela morte da professora, que «teve uma vida dedicada ao ensino e aos nossos alunos», «um coração enorme», sendo um «exemplo de força que ficará para sempre na nossa memória».

Ainda não se conhecem pormenores sobre as cerimónias fúnebres.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub