Marchas populares e arraiais estão de volta às ruas de Portimão

No total, estarão envolvidos mais de mil participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas

As marchas populares, os arraiais e as festas que marcam o início do Verão estão de volta às ruas de Portimão para celebrar o Santo António, São João e São Pedro. 

Os desfiles vão contar com a participação das coletividades de cultura e recreio, como o Sporting Glória ou Morte Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e CIRM – Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a que se junta a Marcha da Vila de Alvor, organizada pela Junta de Freguesia com recurso ao voluntariado local.

Durante o mês de Junho, estão previstos seis desfiles, sempre a iniciar às 22h00: 2 de Junho – Portimão Arena, com entrada gratuita e levantamento do bilhete na hora; 9 de junho – Polidesportivo da Figueira; 11 de Junho – Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor; 16 de Junho – zona ribeirinha de Alvor; 23 de Junho – Praia da Rocha (do Miradouro até à Fortaleza de Santa Catarina, pela Avenida Tomás
Cabreira) e 30 de Junho – Zona ribeirinha de Portimão, na área adjacente à antiga lota.

A marcar os festejos dos Santos Populares de Portimão está «o espírito de vizinhança», realça a autarquia, que convidou ainda a participar a Marcha da Associação Grupo de Amigos da Pedreira (Silves), a Marcha do Clube Desportivo de Odiáxere (Lagos) e Marcha do Clube
de Futebol “Os Estombarenses” (Lagoa).

No total, estarão envolvidos mais de mil participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas. A música estará a cargo da Sociedade Filarmónica Portimonense, com o tradicional “Cavalinho”.

Além das marchas, os arraias serão uma constante. Com a participação do Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube União Portimonense e Sociedade Vencedora Portimonense, os Arraiais estarão de volta à Praça da República nos sábados de 10, 17, 24 de Junho e na sexta-feira, dia 30 do mesmo mês, não faltando os comes e bebes, entre as 19h00 e a 1h00.

 

 

A animação musical começará a partir das 20h00, com o seguinte programa: dia 10 – Grupo Coral de Portimão e os músicos Nuno e Soraia
(21h00); dia 17 – Instituto de Cultura de Portimão e acordeonista Claúdio Rosário (21h00); dia 24 – Grupo de Cante Alentejano dos Centros Comunitários do Município de Portimão e acordeonista Pedro Miguel Silva (21h00); dia 30 – Grupo Coral As Vozes do Glória e acordeonistas Ricardo e Idalécia (21h00).

A edição deste ano das Marchas Populares integra a vasta programação preparada pelo Município de Portimão para assinalar meio século de
liberdade e democracia, e que se desenvolverá ao longo de um ano cheio de atividades, culminando nas comemorações do 25 de Abril de 2024.

Os festejos são organizados pelo Município de Portimão, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, contando com o entusiástico empenho das coletividades envolvidas, as quais mobilizam largas centenas de pessoas de todas as faixas etários e quadrantes da sociedade.

 



Comentários

pub