Lagoa já implementou sistema piloto para reduzir perdas de água potável pago pelo PRR

Investimento total de 600 mil euros

O Município de Lagoa terminou a primeira obra realizada com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante total de 600 mil euros. A obra permitirá monitorizar o abastecimento de água, evitando perdas e reduzindo o volume de água.

Segundo a autarquia, trata-se de «um sistema piloto que o Município de Lagoa pretende alargar a todo o concelho, assegurando a redução das perdas de água potável».

Esta intervenção, incluída no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve foi priorizada na Componente C9 – Gestão Hídrica do Plano de Recuperação e Resiliência.

Os fundos do PRR permitiram intervir no subsistema da zona de influência do ponto de entrega da Águas do Algarve, ou seja, no Reservatório de Alporchinhos.

A operação contemplou, como elemento estrutural, a substituição/renovação de condutas e a criação de 11 Zonas de Medição e Controlo (ZMC), «essenciais ao processo de controlo da rede».

Visou ainda o reforço tecnológico do centro de comando existente para monitorização de caudais, com facilidades de diagnóstico de consumos excessivos ou problemas na rede de distribuição.

«O conjunto de intervenções contempladas nesta empreitada contribui para a redução de ocorrências de falhas no abastecimento, redução do volume de água não faturada, redução do volume de perdas reais e aparentes de água, redução do volume de água importada pelo sistema e para a alteração da avaliação de qualidade de relevantes indicadores da ERSAR», sublinha a Câmara de Lagoa.

A autarquia explica que «o controlo de perdas de água é fundamental para melhorar a eficiência das redes de abastecimento, garantindo a sustentabilidade ambiental e social a longo-prazo. A abordagem do problema das perdas tem como componente nuclear a setorização da rede de abastecimento».

A setorização da rede, «embora não incorpore diretamente o controlo de perdas em si, é basilar para conhecer a distribuição espacial das perdas reais. Constitui assim o ponto de partida para a aplicação de outros métodos, nomeadamente a gestão de pressões e técnicas de localização e reparação de fugas».

Concluída a instalação deste sistema piloto, o Município de Lagoa anunciou também que está a preparar «nova candidatura ao PRR para dar início à fase-II da substituição/renovação de condutas e criação de ZMC que permitirá replicar pelo concelho a intervenção realizada na freguesia de Porches».

«A poupança de água é a nossa primeira prioridade e, neste primeiro ano e meio deste mandato, demonstrámos que estamos muito empenhados em concretizar medidas que nos permitam reduzir as perdas de água. Há muito trabalho a fazer, mas a estratégia está definida e temos de aproveitar esta janela de oportunidade que é o PRR», afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

 

 



Comentários

pub