Lagoa investe 3,4 milhões na substituição de condutas de água

Se tudo correr bem, as obras deverão começar em «Setembro ou Outubro»

Câmara Municipal de Lagoa – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Câmara Municipal de Lagoa espera lançar, «ainda este ano», os concursos para a substituição de quatro das principais condutas de água que servem o concelho, revelou ao Sul Informação o presidente da autarquia.

Luís Encarnação adiantou que, no total, deverão ser gastos 3,4 milhões de euros.

Para já, estão aprovadas «e os respetivos procedimentos a ser carregados na plataforma de contratação», obras em três condutas: Cerca da Lapa (Lagoa) às Sesmarias, «uma conduta que nos dá problemas quase todos os dias, está cheia de remendos», Vale de Milho/Porches e Lagoa/Estômbar/Calvário.

Depois, avançará ainda a substituição da conduta que liga Lagoa ao Poço Partido e daí a Carvoeiro.

Se tudo correr bem, as obras deverão começar em «Setembro ou Outubro», acrescentou o presidente da Câmara de Lagoa em declarações ao Sul Informação.

Uma ressalva importante, porque, nos últimos tempos, muitos são os concursos públicos que ficam desertos, por falta de empresas a concorrer, ou muitas são as obras que se atrasam, por falta de mão de obra ou de materiais de construção.

Quanto ao financiamento destes trabalhos, Luís Encarnação explica que «o acesso ao PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] para estas obras ainda não está garantido, mas estamos a preparar as candidaturas».

Estas obras «decorrem do Plano Operacional do GPI – Gestão Patrimonial e Infraestruturas, estudo que contratámos a empresa especializada e que foi apresentado publicamente em sessão da Assembleia Municipal», acrescentou.

No entanto, as obras que vão agora avançar «não resolvem ainda todo o problema. O Plano Operacional tem uma vigência de 5 anos e pressupõe um investimento total na ordem dos 18 milhões de euros», concluiu o autarca lagoense.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub