Jovens alunos de Portimão participam em Mostra de Teatro Escolar

Entre 10 e 26 de Maio, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão será palco de mais uma edição da Mostra de Teatro Escolar, entre 10 e 26 de Maio, que vai dar a conhecer à comunidade local o trabalho desenvolvido na área da representação, ao longo do presente ano letivo, pelos alunos e professores de três estabelecimentos de ensino do concelho

O primeiro espetáculo, intitulado “Sou Português, Portugal”, está marcado para os dias 10, 11 e 12 de Maio no Grande Auditório do TEMPO, em sessões dirigidas às escolas, agendadas para as 10h00 e as 14h30.

Com interpretação a cargo de alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, esta peça musical realçará as conquistas dos portugueses, desde a formação do Condado Portucalense até à tomada do Algarve, sob um texto de Ana Balancho, com adaptação, direção musical e encenação de Francisco Balancho, consultoria científica de Maria João Duarte e coreografia a cargo de Gisela Nunes e Heidi Silva.

Segue-se a 17 e 18 de Maio, também no Grande Auditório do TEMPO, a divulgação do projeto “On Stage”, produzido pelos alunos do Curso Profissional Intérprete Ator/Atriz (10ºF, 11ºE e 12ºC) da Escola Básica e Secundária da Bemposta, que engloba três espetáculos: “Selva & Poesia em Movimento”, “Não Morras & Diálogos e Monólogos”, e ainda “Last Chance & 33 de Janeiro”, com direção e criação de Pedro Filipe Mendes.

Às 15h00 do dia 17, o grupo de jovens atrizes do 2º ano do curso profissional Intérprete Ator/Atriz da Escola Básica e Secundária da Bemposta apresenta a proposta artística “Selva & Poesia em Movimento”, para maiores de 6 anos, a partir do corpo e do movimento cénico, na qual o espetador será convidado a elaborar a sua própria narrativa a partir do trabalho intenso das protagonistas, que olham a natureza e dizem poesia.

Sob dramaturgia, textos e coencenação de Mário Rui Filipe e direção vocal de Mariana Picado, comporão o elenco Adriana Dias, Andria Raimundo, Bárbara Mendes, Beatriz Reis, Carolina Gil, Clara Cunha, Érica Santos, Helena Mendes, Iara Duarte, Maria Marques, Raíssa Machado e Verónica Malova.

Na mesma data, a partir das 19h00, a turma finalista do curso profissional intérprete ator/atriz da E.B. Bemposta leva à cena “Não Morras & Monólogos”, atuação coreográfica e vocal envolvida por monólogos clássicos do reportório da dramaturgia convencional teatral, durante o qual os alunos estreiam os seus trabalhos finais de curso e aplicam os conteúdos lecionados ao longo das várias disciplinas técnicas.

Esta sessão destina-se ao público em geral, estando os bilhetes à venda na bilheteira do TEMPO, pelo preço unitário de 3 euros.

 

 

Também com dramaturgia, textos e coencenação de Mário Rui Filipe e direção vocal de Mariana Picado, fazem parte do elenco do espetáculo Brígida Silva, Carine Oliveira, Inês Marques, Inês Guerreiro, Lara Brito, Leonor Bravo, Marta Sofia, Miriam Luz, Raí Simões, Ricardo Castaldo, Salomé Inácio, Sofia Dias, Viviana Nicolau.

A fechar a trilogia do projeto On Stage, está marcada para as 10h30 de 18 de Maio uma sessão única para escolas da proposta artística “Last Chance 33 de Janeiro”, a apresentar pelos alunos do 1º ano do curso profissional Intérprete Ator/Atriz da Escola Básica e Secundária da Bemposta.

«Em causa estará a solução para o mau comportamento e a falta de educação de alguns jovens, através de um espetáculo lúdico e divertido, dividido em duas partes, por onde passam a comédia física e outros textos que trabalham o mesmo género teatral, não obstante a diferença de idades e épocas em que foram originalmente escritos», refere o Município de Portimão.

Mariana Picado volta a ser responsável pela direção vocal, sendo o elenco composto por Afonso Carapinha, Carolina Otoni, Gonçalo Porfírio, Mafalda Andrade, Margarida Pereira, Rachael Bates, Riana Rocha e Ricardo Duarte.

A Mostra de Teatro Escolar relativa ao ano letivo em curso encerra a 26 de Maio, com o espetáculo “A Ilha Desconhecida”, interpretado pel’O Teatro da Caverna, grupo da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, sob encenação de Alfredo Gomes e Nídia dos Santos.

A peça centra-se na história de um homem que persegue o sonho de encontrar a ilha desconhecida e está disposto a concretizá-lo, custe o que custar, numa parábola dirigida aos que, em busca de si próprios, deixam a zona de conforto e vão à procura dos seus sonhos.

O elenco é constituído por Afonso Pinto, Ana Carneiro, Carolina Silva, David Cabeça, Jéssica Nobre, Luana Pires, Maria Silva, Matilde Gonçalves, Miguel Almeida, Rachel Mateus, Rui Miranda, estando agendada para as 15h00 uma sessão destinada às escolas, enquanto a sessão das 21h00 é aberta ao público a partir dos seis anos, que deverá adquirir bilhete, ao preço de 3 euros, na BOL e na bilheteira do TEMPO.

Colaboram na Mostra de Teatro Escolar o TEMPO, a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, a Escola Básica e Secundária da Bemposta e o Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão.

 

 



Comentários

pub