Glória Marreiros apresenta em Portimão o livro “Sons e Memórias em Terras de Luz”

Apresentação será feita por Idalina Rodrigues

O livro “Sons e Memórias em Terras de Luz”, a mais recente obra da escritora Glória Marreiros, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Portimão, no domingo, dia 21 de Maio, às 17h00.

A apresentação do livro será feita por Idalina Rodrigues.

Segundo a autora do livro, que marcará presença nesta apresentação, «cada língua tem a sua métrica, o seu ritmo, a sua música. Assim também a língua portuguesa que, ao longo dos séculos, tem feito nascer maravilhosas obras poéticas que se acolhem a este concerto dos sons e das palavras que nos chega trazido pelos nossos maiores e que nos faz ser quem fomos, quem somos e quem viremos a ser».

«Nós, os que falamos e escrevemos em português e beijamos cada palavra, cada verso, cada poema, nós que não caímos na tentação de usar vocábulos, construções ou métricas alheias, nós queremos dar continuidade a essa longa e orgulhosa linhagem dos magníficos alfaiates da língua que nos antecederam», assegura Glória Marreiros.

Quanto à «luz que marca presença constante» nos seus versos «vem do Sul e traz permanentemente consigo o embalo do mar, a presença do vento, a dança das gaivotas».

Nascida em Monchique, onde viveu a infância e parte da juventude, Glória Marreiros reside atualmente em Portimão, é autora de letras para canções e jurada em vários concursos literários e jogos florais, prefaciando diversos livros e proferido várias palestras sobre o soneto clássico, área que domina e defende.

Premiada em inúmeros concursos literários e jogos florais nas modalidades de poesia, conto, crónica e ensaio, tem 18 livros publicados e sonetos seus integram dezenas de antologias, em Portugal e no estrangeiro.

Em 2013, 2014 e 2015 foi patrona do Prémio Literário Glória Marreiros, instituído pela AJEA – Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve.

Quanto a Idalina Rodrigues, que irá apresentar “Sons e Memórias em Terras de Luz”, é natural de Pereiras, concelho de Loulé, e também mora em Portimão, tendo sido professora do 1º ciclo do ensino básico durante muitos anos.

Desde que se aposentou, dedica o tempo e saber à investigação, tanto na história da Educação como de outras temáticas, lecionando de forma voluntária a disciplina de “História da Educação“ na Associação Sénior Autodidata de Portimão, Centro de Estudos de Lagos e Instituto de Cultura de Portimão, além de ser autora do livro “ Momentos da Jubilação”.

 

 



Comentários

pub