Geopalcos levam arte, ciência e natureza a Loulé, Albufeira e Silves

O Geopalcos – Arte.Ciência.Natureza 2023 arranca em Paderne

Arte, ciência e natureza. O Geopalcos regressa, já este sábado, 20 de Maio, aos concelhos de Loulé, Albufeira e Silves, em mais uma ação do aspirante a Geoparque Algarvensis, candidato a património mundial da UNESCO.

Tal como em 2021, o Geopalcos – iniciativa bianual do aspirante Geoparque Algarvensis- cruzará artes visuais, música, dança, cinema, performance e partilha cultural e de conhecimento.

O Geopalcos – Arte.Ciência.Natureza 2023 arranca em Paderne, Albufeira, este sábado, dia 20, às 17h00, com a inauguração da instalação escultórica “Andar a pé no fundo do mar”, de Jorge Cabrita Matias, artista visual que fez carreira em Bruxelas depois de estudar em Portugal e que decidiu fixar-se no Algarve.

A instalação é inspirada nos fósseis encontrados no Planalto do Escarpão, situado entre Paderne e Ferreiras.

A obra é visitável na Ermida do Castelo de Paderne, entre 20 de Maio e 17 Junho, de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

No domingo, dia 21, há música em Loulé, mais concretamente em Alte, na Fonte Grande, com um concerto “enigmático” em que o acordeão soa mais alto, com João Frade & Aenigmaticus Orchestra (21h30).

A 23, também em Loulé, mas na aldeia da Penina, perto de Salir, inaugura a instalação artística “Moinhos ao Vento”, de Bertílio Martins, um dos fundadores da Associação 289, um coletivo sedeado em Faro que desde 2017 tem promovido as Artes Visuais no território Algarvio.

A instalação abre às 19h00, e conta com moinhos de vento elaborados pela comunidade local. O evento inclui ainda uma visita e um workshop sobre moinhos de vento, para alunos de 1º ciclo.

No dia 27 de Maio, em Loulé, a Fonte Benémola acolhe um passeio interpretativo, com especial relevo para os insetos e a sua importância nos ecossistemas. O passeio, intitulado “Flor sim, flor não, um inseto… ou talvez não!”, tem início às 9h30, com a duração de 2 horas e meia. As inscrições deverão ser feitas através do e-mail [email protected]. O passeio é limitado a 15 pessoas e aconselhável a maiores de 6 anos.

Também a 27, mas em Albufeira, em Paderne, há um outro passeio pedestre, este com performance, chamado “A Alma do Espaço”, orientado pela Associação Soul.

O passeio inclui performances coreográficas, explorando os espaços, o movimento, a dança e a criatividade. “A Alma do Espaço” arranca às 9h30, com ponto de encontro sob o viaduto da A22, junto ao Castelo de Paderne (e repete no dia 3 de Junho), numa distância de 1,5 kms e duração de 90 minutos. O limite máximo de participantes é de 15 (inscrições em: [email protected]).

A 30 de Maio, voltamos à Benémola, para a inauguração da instalação artística “E se D. Quixote passasse por aqui…”, da autoria de Gustavo Jesus. O evento desvenda-se às 19h00 e inclui trabalho de mediação com alunos do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve.

A 2 de Junho há concerto em Albufeira, em Paderne. É “Dia Púrpura”, de Mateus Verde, às 21h30, na Rua Miguel Bombarda.

Já a 4 de Junho, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana) recebe “O Pássaro Escritor”, um espetáculo dirigido a crianças e famílias pela Associação Cultural e Ambiental-Figo Lampo, às 11h00.

A partir de dia 6, poderá visitar a instalação artística interativa “Sons do Chão”, por Mateus Verde. “Sons do Chão” integra materiais recolhidos na floresta e transformados em instrumentos musicais. A instalação, localizada, no Moinho do Leitão, em Paderne, pode ser visitada de 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 13h00 e sábados e domingos entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

A 9 de Junho, em Alte, na Escola Profissional Cândido Guerreiro, há cinema, entre as 14h30 e as 16h30, com a apresentação de curtas metragens dos alunos que participaram no Workshop CineKids, dos cursos Profissionais de Multimédia das Escolas Secundárias de Loulé, Dra. Laura Ayres e Esc. Profissional Cândido Guerreiro. Haverá ainda a apresentação final do evento Poetry Slam, pelos alunos que participaram na oficina “Dos textos ao microfone”, inserida no Festival.

A 10 de Junho, em Querença, Loulé, há performance na área de Dança. Chama-se “Leva-me ao céu”, pela ArQuente-Associação Cultural, para ver às 20h00.

Este espetáculo inclui trabalho com a comunidade da pequena aldeia de Querença, que depois irá participar no espetáculo (inscrições em [email protected], máximo de 10 pessoas), bem como um workshop de dança para os alunos da EB1 de Querença (a 24 de Maio).

No dia seguinte, dia 11, há concerto em Salir, Loulé, com Luís Galrito. Chama-se “Nós e os outros”, para ver e ouvir às 21h30.

Também a 11, arranca “Interferências”, oficina de pesquisa e criação coreográfica, com autoria de Ana Borges. O trabalho decorre na aldeia da Tôr, em Loulé, com término a 17 (inscrições [email protected], máximo de 15 pessoas).

Ana Borges abraça a relação da dança com espaços não convencionais, seguindo uma estética ligada aos movimentos de dança americana dos anos 60/70 do séc. XX. A oficina vai assim desenhando uma estrutura coreográfica que resulta numa performance final, a 18 de Junho, que terá lugar na Ponte Medieval da Tôr.

No mesmo dia, reedição da performance “O Pássaro Escritor”, pela Associação Figo Lampo. Para ver e ouvir na Igreja do Barranco do Velho, em Loulé. É no dia 11, às 11h00.

A 17 de Junho, em Silves, no Moinho do Rodete, pelas 21h30, há espaço para um concerto incrível que junta – de novo – Vítor Bacalhau e Ricardo Martins, eles que em 2021 tocaram juntos numa pedreira em Silves.

17 é também dia de festa, em Loulé, mais concretamente na Aldeia da Penina. É a reedição de Penina em Festa, um dia inteiro de atividades em que a pequena aldeia se enche de vida. O programa começa às 9h00, com caminhadas, e inclui ainda workshops sobre como fazer cerveja artesanal ou montar a cavalo, entre outros, e ainda exposições, animação de rua e concertos, com duas bandas a reter, os In Versus e os Urze de Lume, a partir das 21h30.

A 18, às 19h00, Ana Borges apresenta a Performance Interferências_vol.7 [Ponte Medieval da Tôr_Loulé], um evento de dança com a participação da comunidade local que se desenrola ao ar livre, em plena ribeira junto à Ponte da Tôr.

Também a 18, e ainda em Loulé, mas na Varjota, há caminhada logo pela fresca, às 8h00, com um percurso geológico nos Campos de Lapiás da Varjota.

O passeio, com uma duração de 3 horas e meia, e uma distância total de 8 quilómetros, requer inscrição, através do e-mail [email protected].

A 24 de Junho, um sábado, o município de Silves recebe o concerto de João Frade com a Aenigmaticus Orchestra. Desta vez, o acordeonista e a sua banda tocam em São Marcos da Serra, no Largo da Igreja, às 21h00.

É também em Silves, na antiga capital muçulmana do Algarve, que, no ambiente mágico do Castelo, fecha o Geopalcos 2023, a 29 de Junho, com a Orquestra de Jazz do Algarve, num evento que retoma os Sunset Secrets, em que o saxofonista Luís Miguel apresentará “Time Wheel Trio”.

 



Comentários

pub