Festival Tanto Mar traz grupos de artes performativas de quatro países a Loulé

Espetáculos começam sempre às 21h00

Projetos artísticos de países onde se fala a língua portuguesa vão poder ser vistos entre os dias 24 e 27 de Maio, no Cineteatro Louletano, no âmbito de  mais um Tanto Mar – Festival Internacional de Artes Performativas de Loulé.

No dia 23, antes dos espetáculos subirem ao palco, decorrerá no Café Calcinha, em Loulé, a abertura do Tanto Mar, marcada para as 18h00, a que se seguirá uma conversa com os participantes e público presente, sobre “O estado das artes performativas nos países falantes do português”, orientada pela investigadora Marta Lança.

A partir de dia 24, e ao longo de quatro dias, atuarão outros tantos grupos no Cineteatro Louletano, três deles vindos de além-mar.

A programação idealizada pela “Folha de Medronho”, pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Cineteatro Louletano, que coproduzem o evento, «sinaliza o caminho de ligação com grupos/intérpretes/individualidades de países onde se fala a língua portuguesa, procurando parceiros para a construção de uma corrente de intercâmbios», segundo a organização.

«O Tanto Mar é também fruto de práticas artísticas desenvolvidas ao longo do ano pela “folha de medronho” – Artes Performativas de Loulé em países de expressão portuguesa», acrescenta.

No dia 24, às 21h00, será apresentado o projeto “Quarto Império”, da autoria de Cátia Terrinca e Herlandson Duarte, pela estrutura UmColetivo, de Elvas/Portalegre.

No dia 25, à mesma hora, sobe ao palco o espetáculo “Os Dias de Birgitt”, de Mário Lúcio Sousa, pela Sikinada – Companhia de Teatro, proveniente da Cidade da Praia de Cabo Verde.

Será igualmente às 21h00 que serão apresentados as outras duas peças que constam do programa.

A 26, o Teatro Lareira Artes, de Maputo, Moçambique, apresenta o espetáculo “Recados de lá_Revisitação”, de Santana Dias Santana.

No último dia, 27 de Maio, será a vez a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, Brasil, levar à cena a criação coletiva “M.E.D.E.I.A”.

 

 



Comentários

pub