Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve abre candidaturas e tem novas ofertas formativas

Candidaturas decorrem até 19 de Junho para os cursos profissionais e até 14 de Julho para os cursos de Especialização Tecnológica

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve já abriu as candidaturas para o próximo ano letivo, que vai contar com novas ofertas formativas. 

Os alunos que terminam o 9º ano podem agora ingressar também no curso profissional de Informação e Animação Turística e no curso de Tourism Management.

O curso de Informação e Animação Turística vai, de acordo com a Escola, «reforçar o tradicional leque de oferta que abrange as áreas de Cozinha, Pastelaria, Restaurante e Bar», preparando os alunos para o exercício de funções técnicas em hotelaria, empresas turísticas, agências de viagens e outros organismos da atividade turística.

«A aposta na abertura de novos cursos para o próximo ano letivo visa complementar a oferta já existente e também diversificar as nossas áreas de formação. Queremos capacitar a nossa região com profissionais altamente qualificados e este objetivo passa também pela atualização da nossa Oferta Formativa, que tem de acompanhar a evolução das profissões e do próprio setor», refere Paula Vicente, diretora da EHTA.

Com a versão inglesa do atual curso de Gestão de Turismo, Tourism Management, a nova oferta de formação para 2023-2024 também convida à participação de alunos internacionais. O curso é integralmente ministrado em língua inglesa e destina-se a quem já possui o 12º ano.

De acordo com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, este ano, registou-se um «recorde de candidaturas internacionais» e houve «mais de duas centenas de alunos, de 14 nacionalidades, fizeram a sua candidatura durante o Regime Especial que decorreu durante o mês de Março».

«A procura praticamente duplicou em relação aos anos anteriores, com Angola a registar o maior número de candidaturas. Brasil, Guiné-Bissau, Cabo-Verde, Moçambique, Nepal, Ruanda e Nigéria são alguns dos outros países de origem dos jovens que pretendem estudar na escola do Algarve», refere ainda a Escola.

O Regime Especial de candidaturas para estes alunos internacionais, implementado o ano passado na rede de Escolas do Turismo de Portugal, poderá ser, segundo Eduarda Freitas, responsável pela Departamento de Candidaturas Nacionais e Internacionais da EHTA, um dos fatores que tem levado a este aumento exponencial de interessados, mas não é o único.

«Sentimos que esta situação se deve a uma conjugação de fatores. Maior facilidade no processo burocrático nas respetivas Embaixadas, o facto de haver outros alunos a estudar cá e que passam a palavra, a reputação e o prestígio da formação da nossa escola e também a residência escolar que dispomos. Tudo junto, torna a nossa escola muito atrativa», afirma.

Na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, localizada em Faro, há 189 vagas para cursos na área da Cozinha, Pastelaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria/ Alojamento e Gestão de Turismo. Quer sejam cursos de Dupla Certificação (pós 9º ano) ou de Especialização Tecnológica (pós 12º ano).

Também no próximo ano será relançado o curso de Gestão e Produção de Pastelaria devido às «necessidades do mercado e a procura de profissionais qualificados».

Com 1764 vagas, o universo das 12 escolas de Hotelaria e Turismo que compõe a rede do Turismo de Portugal tem o processo de candidaturas a decorrer até 19 de Junho para os cursos profissionais (acesso 9º ano) e até 14 de Julho para os cursos de Especialização Tecnológica (acesso 12º ano).

Esta fase destina-se exclusivamente a alunos nacionais, cuja candidatura é gratuita e decorre online através do site.



Comentários

pub