Engenheiros, cientistas e investigadores debatem futuro da floresta mediterrânica no Algarve

Nos dias 1 e 2 de Junho

Engenheiros florestais, cientistas e investigadores, oriundos de várias partes do país, vão juntar-se no Algarve, nos dias 1 e 2 de Junho, para analisar o estado atual da floresta mediterrânica e debater medidas que promovam a sua preservação e valorização.

A iniciativa decorre no âmbito do projeto europeu “Valorização e Aproveitamento da Floresta Mediterrânica, o caso do Concelho de Loulé”, desenvolvido pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro e pela Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da Universidade do Algarve.

O programa arranca com a Conferência Final do projeto no dia 1 de Junho, às 09h30, no Auditório Verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

Durante a manhã, os convidados são Helena Freitas, professora e investigadora na Universidade de Coimbra, Eduardo Chia, investigador do INRAE – Institut Nacional de Recherche pour l’agriculture, l’alimentation e l’environnement -, Nuno Ribeiro, docente da Universidade de Évora e membro do Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros, e Castelão Rodrigues, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Após a pausa para almoço, a partir das 14h30, serão apresentados os resultados do projeto por Maria de Belém Costa Freitas e Carla Antunes, ambas investigadoras e docentes da Universidade do Algarve.

Já António Xavier apresentará “O cadastro rural de Loulé” e Ana Valentina Masso dará a conhecer os resultados do inquérito aos produtores florestais, levado a cabo no decorrer do projeto.

 

 

A tarde termina com uma mesa-redonda sobre o tema “A floresta no Concelho de Loulé – que futuro?”, cuja moderação estará a cargo da jornalista do Sul Informação Elisabete Rodrigues.

O evento prossegue no dia 2 de Junho, altura em que os convidados farão uma visita guiada ao interior do concelho de Loulé, durante a qual poderão conhecer alguns produtores florestais da Serra do Caldeirão e ter contacto direto com as atividades que desenvolvem, todas elas relacionadas com produtos da floresta mediterrânica.

O projeto “Valorização e Aproveitamento da Floresta Mediterrânica, o caso do Concelho de Loulé” resulta de uma candidatura conjunta entre a Fundação Manuel Viegas Guerreiro e a Câmara Municipal de Loulé, ao abrigo do Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE).

A Conferência Final é um evento público e gratuito, embora sujeito a inscrição, que pode ser realizada aqui. Quem preferir, pode assistir através da transmissão via streaming no canal de YouTube da Fundação.

 

 



Comentários

pub