Dia Mundial da Abelha assinalado em Portimão com várias atividades

Objetivo é valorizar a importância da polonização para o equilíbrio do ecossistema, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável

O Dia Mundial das Abelhas, que se celebra a 20 de Maio, vai ser assinalado pelo Município de Portimão com atividades na Quinta Pedagógica, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e nas bibliotecas escolares do concelho, no sentido de valorizar a importância da polonização para o equilíbrio do ecossistema, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

Nos dias 17, 18 e 19 de Maio, o apicultor e escritor Paulo Santos apresentará nas bibliotecas escolares o livro “As Aventuras da Cuscas”, que explica a vivência das abelhas em cinco histórias divertidas. Estas sessões pedagógicas incluem a observação de uma colmeia de vidro, a que se seguirá provas de mel.

Paulo Santos também irá apresentar o seu livro na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00 de 19 de Maio, falando sobre a importância das abelhas para a sustentabilidade. A atividade termina com degustação de produtos com mel oferecidos pelo apicultor

No dia seguinte, 20 de Maio, será a vez da Quinta Pedagógica de Portimão receber o apicultor para mais uma sessão pedagógica de observação das abelhas, marcada para as 11h00.

As ações a realizar nas bibliotecas escolares e na Quinta Pedagógica de Portimão contam com o patrocínio da Nestlé, que oferecerá produtos Nestum, no âmbito da campanha “Juntos pela Abelha”.

 

 

A data de 20 de Maio, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2017, pretende destacar a importância da polinização, sem a qual muitas das plantas não se conseguiriam reproduzir, «pelo que essa função das abelhas é fundamental na preservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável», recorda a autarquia de Portimão.

Segundo estimativas da ONU, as várias espécies de abelha enfrentam, atualmente, um risco 100 a 1 000 vezes superior de extinção devido ao impacto humano na natureza.

«Em consequência, a flora e a fauna terrestre extinguir-se-iam e o mundo, tal como o conhecemos, desapareceria sem o papel desempenhado pelas abelhas e outros polinizadores, como borboletas, joaninhas e escaravelhos, o que confere maior relevância a esta efeméride, que visa alertar para a nefasta ação humana no uso e abuso de pesticidas, a que acresce a proliferação das monoculturas», lê-se ainda na nota enviada pelo Município.

 



Comentários

pub