Chefe da delegação de Albufeira do SEF acusado de dois crimes de corrupção

Homem de 61 anos foi detido em 2018 por suspeita de ter favorecido dois cidadãos estrangeiros

O Ministério Público acusou o chefe da delegação regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Albufeira de dois crimes de corrupção passiva, por suspeitas de ter favorecido dois cidadãos estrangeiros, que também serão acusados, cada qual, de um crime de corrupção, neste caso, ativa.

Em 2018, Joaquim Patrício foi detido pela Polícia Judiciária por suspeitas de aceitar dinheiro para facilitar e acelerar processos de emissão de títulos de autorização de residência.

Agora, a  2ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro (DIAP), deduziu acusação contra o homem de 61 anos e contra os dois homens estrangeiros, de 44 e 24 anos.

Segundo o MP, «em Junho de 2018, fora do horário de expediente, no seu gabinete, o chefe da delegação do SEF recebeu do arguido de 44 anos uma quantia monetária para agendar e facilitar o processo de obtenção de autorização de residência para a esposa deste».

Em Julho de 2018, «no seu gabinete e fora do horário de expediente da delegação do SEF, o funcionário do SEF recebeu do arguido de 24 anos a quantia de 200 euros, para lhe agendar com prioridade o seu processo de autorização de residência».

«As quantias monetárias entregues eram independentes das taxas, coimas e emolumentos devidos pelos processos de autorização de residência e foram embolsadas pelo arguido em proveito próprio», acrescenta o Ministério Público.

A investigação esteve a cargo da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária.

 

 



Comentários

pub