Centro de Olhão do IPMA vai monitorizar bancos de bivalves de Norte a Sul

No Algarve, será focada a área entre VRSA e Albufeira

O  Centro de Olhão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) iniciou ontem, dia 17, as campanhas de pesca para monitorização dos bancos de bivalves ao longo da costa de Portugal continental.

Este levantamento, que é feito no âmbito do projeto MOCOBI – Monitorização Cooperativa dos Bancos de Bivalves, financiado pelo Mar2020, abrange as três zonas de pesca (Ocidental Norte, Ocidental Sul, e Sul), e visam «avaliar o estado de conservação dos bancos de bivalves, fundamental para propor à Administração Pesqueira as quotas de pesca a atribuir por espécie e embarcação em 2023/2024».

As campanhas decorrem a bordo do Navio de Investigação do IPMA Diplodus, até 30 de Maio, na Zona Sul (entre Vila Real de Santo António e Olhos d’Água, em Albufeira), 19 e 30 de Junho, na Zona Ocidental Sul (entre Sines e Costa da Caparica) e 13 e 21 de Julho, na Zona Ocidental Norte (entre Matosinhos e Nazaré).

«Por forma a delimitar os bancos das espécies comerciais e a efetuar um levantamento das populações de bivalves, foi elaborada para cada zona de pesca uma rede de estações definidas por perfis perpendiculares à linha da costa, distanciados de meia milha entre si. Em cada perfil serão amostradas 2-4 estações, distribuídas entre as batimétricas dos 3 e 35 metros. Em cada estação serão realizados dois arrastos simultâneos com ganchorra, com a duração de 5 minutos e velocidade de aproximadamente 2 nós», descreve o IPMA.

No total serão recolhidas 1442 amostras, 530 na Zona Sul, 374 na Zona Ocidental Sul e 538 na Zona Ocidental Norte.

 

 



Comentários

pub