CCDR lembra legado de Mariano Gago no Dia Nacional dos Cientistas

José Mariano Gago faria hoje 78 anos

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve evocou esta terça-feira, 16 de Maio, Dia Nacional dos Cientistas, o legado do algarvio José Mariano Gago que mostrou que a «educação científica de base, para todos, era uma condição essencial de empregabilidade futura». 

José Mariano Gago, que hoje faria 78 anos, «mostrou que a educação científica de base, para todos, era uma condição essencial de empregabilidade futura e, além disso, do exercício da cidadania», diz a presidência da CCDR, numa nota enviada às redações.

«E daí a sua luta permanente na promoção da educação científica “ao vivo”, desde o nível da educação básica, das parcerias entre as escolas e as instituições científicas, os museus e os centros de informação e documentação», acrescenta.

«O legado de José Mariano Gago está, hoje, vivo no universo concreto de oportunidades de aprendizagem que os Centros de Ciência Viva proporcionam às nossas crianças e jovens, particularmente no ensino básico, mas também no secundário», lembra ainda a CCDR.

«Hoje, mais do que espaços privilegiados de educação científica, os Centros Ciência Viva – no Algarve, em Faro, Lagos e Tavira – são espaços de promoção da inovação e de processos de desenvolvimento e conciliação de competências, onde se estimula a capacidade de aprender, apreender e empreender», conclui.

 



Comentários

pub