André Gomes entrega candidatura à RTA, Albufeira, Silves e Faro de fora

As eleições decorrerão no próximo dia 13 de Junho

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

André Gomes entregou formalmente esta sexta-feira, 26 de Maio, a sua candidatura a presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA). Das 33 entidades com direito de voto, 25 apoiam o candidato único. 

Esta é uma «esmagadora maioria que supera largamente o mínimo exigível de um terço da base eleitoral» e que «demonstra a união dos agentes do setor», diz a candidatura de André Gomes.

No que toca aos municípios, 13 dos 16 apoiam a candidatura: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Nesta lista, não estão dois municípios liderados pelo PSD (Faro e Albufeira) e um pela CDU (Silves). Mas há também o caso de Castro Marim que, sendo liderado por um autarca do PSD, apoia André Gomes.

No caso de Albufeira, a ausência de apoio poderá estar relacionada com a possível candidatura de Carla Ponte, chefe de divisão na Câmara de Albufeira, que chegou a equacionar concorrer à presidência. 

A estes 13 municípios, junta-se o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), subscrevendo ainda a candidatura 11 associações representativas do setor privado do turismo na região: Associação de Empresas de Animação Turística do Algarve (Algarve Anima), Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC), Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Associação Portuguesa de Casinos (APC), Associação Portuguesa de Portos de Recreio (APPR), Algarve Golf, Associação Regional de Golfe do Sul.

Aquando do anúncio da sua candidatura, André Gomes, atual diretor do Núcleo de Promoção, Animação e Informação Turística da RTA, colocou entre as suas prioridades para o mandato de cinco anos a viabilidade financeira desta entidade – afetada pela retenção de verbas a nível do Estado central, designadamente por intermédio de cativações –, a diversificação das fontes de receita, melhoria da qualidade dos serviços, defesa da valorização do Turismo na região e o reforço da sustentabilidade ambiental e social do setor, designadamente através de apoios à formação e qualificação dos trabalhadores no Algarve.

Tendo como mandatário o empresário Renato Pereira (Júpiter Hotel Group), na equipa com que se candidata a presidente da RTA, André Gomes conta com Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto Internacional de Faro, como candidato a membro da Comissão Executiva.

Para a Mesa da Assembleia Geral, Hélder Martins (dirigente da AHETA) recandidata-se a novo mandato de presidente, enquanto Isolete Correia (Associação Portuguesa de Portos de Recreio) propõe-se prosseguir o trabalho feito enquanto secretária da Mesa da Assembleia Geral.

Para a Comissão Executiva, apresenta-se, além de Alberto Mota Borges, Fátima Catarina, atual vice-presidente da RTA e candidata a novo mandato.

As eleições decorrerão no próximo dia 13 de Junho.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub