O auditório do Museu de Portimão vai acolher no dia 6 de Maio a final do Concurso Municipal de Leitura em Voz Alta “Momentos de Leitura”, uma iniciativa que junta 27 alunos dos diferentes escalões de ensino dos concelhos de Portimão e Monchique.
Este concurso, promovido no âmbito do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Portimão e Monchique, em parceria com as bibliotecas municipais de ambos os concelhos, visa «promover a leitura e desenvolver a compreensão e a expressão oral junto dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, assim como do Ensino Secundário».
Também fazem parte dos propósitos da iniciativa «articular os textos propostos para leitura nas metas curriculares de Português, contribuir para o desenvolvimento do Plano Nacional de Leitura e, também, fomentar o uso da biblioteca escolar e municipal, ao mesmo tempo que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se comemora a 5 de Maio», segundo a Câmara de Portimão.
Estão destinados prémios para os três primeiros classificados de cada escalão (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário), enquanto os restantes intervenientes ganharão prémios de participação.

Os primeiros classificados de cada escalão receberão 125 euros. Quem ficar em 2º ganha 100 euros e quem ficar em 3º lugar recebe 75 euros. Os restantes participantes receberão o valor de 25 euros pela participação.
A décima primeira edição do concurso “Momentos de Leitura” foi dividida em três etapas, a primeira das quais decorreu até final de Janeiro, através do apuramento por turma em cada agrupamento.
Já a segunda fase, que terminou no fim de Março, foi constituída pelo apuramento de cada Agrupamento, a que se segue a derradeira etapa, que corresponde à fase municipal, em que os alunos deverão preparar a leitura de um poema escolhido pela Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, conforme o ciclo de escolaridade.
Os professores que avaliaram os jovens concorrentes tiveram em consideração diversos critérios de seleção, entre os quais a fluência da leitura, o respeito pela pontuação/entoação, a dicção/pronúncia, a entoação, o ritmo e a expressividade.
Nesta prova final, o júri basear-se-á nos mesmos critérios.
Comentários