Alunos da Vila do Bispo e artista Nelda Magalhães representam “O Bailado do Talude”

Na cerimónia de assinatura do protocolo entre o Plano Nacional das Artes e o município

Peça será apresentada no Centro Cultural de Vila do Bispo

Uma turma do 5º ano da Escola Básica S. Vicente leva a palco um conto da obra “Contos do Mago”, no dia 31 de maio, no Centro Cultural de Vila do Bispo, iniciativa integrada na I Bienal Cultura Educação do Plano Nacional das Artes, e no âmbito da cerimónia de assinatura do protocolo entre o PNA e a Câmara Municipal de Vila do Bispo.

A representação d’O Bailado do Talude faz parte do Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, “Na Onda da Arte”, e envolve uma turma do 5º ano.

O projeto integra várias ações, sendo que esta pretende dar a conhecer o Património Natural e Geológico do concelho, ao mesmo tempo que estimula os alunos para o imaginário e para a representação artística.

Graças a uma parceria entre o Município e o Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, este pode contar com a artista pedagoga Nelda Magalhães para dinamizar o projeto.

Ao longo de 25 horas, a artista Nelda Magalhães desafiou os alunos e professores de uma turma do 5º ano a encenarem o “Bailado do Talude”, dando corpo e voz às personagens fantásticas do reino do Paleozóico, que existiram há cerca de 400 milhões de anos.

Este conto insere-se na obra “Os Contos do Mago”, da escritora e geóloga Helena Tapadinhas, atual coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes (PNA).

Os alunos começaram por um percurso pedestre até à praia do Castelejo, onde realizaram jogos e descobertas sobre a geologia local, acompanhados pelo arqueólogo municipal Ricardo Soares.

Chegados à escola, transformaram a sala de aula num estúdio de representação e dança e partiu-se para a criação da peça. Junto com os professores de cada disciplina, as personagens ganham vida, através da representação e forma a partir de adereços cenográficos criados pelos alunos.

A turma de 5º ano adquiriram uma experiência global sobre o processo criativo, fruindo com diferentes áreas das artes do espetáculo.

No dia 31 de Maio, às 11 horas, será levada a palco a representação do conto.

Na iniciativa, estará presente Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, bem como Rute Silva, presidente da Câmara Municipal, que irão aproveitar para assinar o protocolo de colaboração entre ambas as entidades.

 



Comentários

pub