Albufeira reconhece 90 empresas com selo “PME Líder” e “PME Excelência”

7ª edição da Cerimónia de Distinção decorreu no passado dia 17 de Maio

90 empresas do concelho de Albufeira foram no dia 17 de Maio reconhecidas com o selo “PME Líder” e “PME Excelência”, na 7ª edição da Cerimónia de Distinção, que decorreu no Hotel Alísios. 

Este é um selo de qualidade atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal às empresas que mais contribuíram para a competitividade e para o desenvolvimento da economia nacional.

A cerimónia começou com uma homenagem a José Gomes Leandro, proprietário do local onde decorreu a cerimónia, conhecido como um decano do Turismo em Albufeira, sendo um dos primeiros empresários do país a apostar na modernização e eficácia energética. Com uma intensa atividade empresarial ligada à hotelaria e um vasto currículo na área turística e associativa, José Carlos Rolo fez questão de completar o seu perfil referindo que «José Leandro espalha humanismo, cultiva a amizade e pratica a dedicação a Albufeira».

Emocionado com a homenagem que o Município lhe prestou, o empresário albufeirense projeta agora para Paderne um empreendimento turístico de 5 estrelas a partir da ideia da sustentabilidade, com base nos recursos da Natureza, designado Hotel Vale do Tempo.

«Tudo o que aconteceu até agora, teve uma razão de existir. Tudo quanto eu fiz, partiu sempre de um pensar nos outros, relegando-me sempre para o final», referiu, acrescentando que «Resta-me cumprir ainda apenas um sonho, o do Hotel Vale do Tempo, um hotel rural para homenagear os meus antepassados».

 

 

O futuro hotel localiza-se em Vale de Pegas, inserindo-se no Barrocal Algarvio, marcado pela ruralidade e pela baixa densidade populacional.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Empreendedorismo não poupou as palavras para expressar o “orgulho” nas empresas que demonstraram «um bom desempenho» no ano de 2021.

«Serve esta cerimónia para reconhecer a excelência do vosso desempenho para que em uníssono possamos fazer de Albufeira o melhor sítio do mundo para viver, bem como o melhor destino turístico. Sintam por esta autarquia, o mesmo carinho que a autarquia sente pelo vosso trabalho», disse aquele responsável.

Carlos Abade, membro do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, salientou que este selo de qualidade é extensivo aos cerca de 1500 trabalhadores que se empenham nestas empresas e lembrou que «o desafio da inovação continua» e que «todos temos que fazer mais e melhor, e diferente, atentos ao mercado da sustentabilidade» e da «eficiência».

Salientou ainda que o presente prémio que se atribui às PME’s vai ter que evoluir. «Temos que associar a sustentabilidade, os desafios sociais, àquilo que é feito pelo meio ambiente e pelo meio social».

 

 

Por parte do IAPMEI, o vogal do Conselho Diretivo Nuno Gonçalves lembrou que, referindo-se estas distinções a um período difícil da economia, estão «também a premiar a capacidade de resiliência das nossas empresas».

José Apolinário, presidente da CCDR-Algarve, frisou a importância da “economia de proximidade” e expressou algumas das ideias que estarão na base dos próximos apoios no âmbito do Plano 20-30 de recuperação económica de Portugal: «estão destinados 250 milhões de euros às empresas à região. As micro e médias empresas têm que ser o motor deste Plano 20-30. Irá haver novas exigências, nomeadamente quanto à diversificação, transição climática e digital no Turismo».

Este responsável não duvida de que «os turistas do futuro vão fazer as suas escolhas com base na sustentabilidade».

José Carlos Rolo encerrou a cerimónia demostrando o seu grande apreço pelas empresas do concelho e lembrando que «as empresas de turismo não seriam o que são se não houvesse outras empresas de outras áreas, a sustentar todos os serviços que prestam», pelo que urge à economia de Albufeira também evoluir para outros setores.

O autarca salientou a importância das agências bancárias em todo este processo de atribuição de distinções  e lembrou as dificuldades passadas aquando da pandemia, bem como as presentes, decorrentes de atual guerra na Europa.

Das empresas distinguidas, 50% (45 empresas) são relativas a “Alojamento, restauração e similares”, 18% (16 empresas) são da área de “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” e 11% (10 empresas) são relativas à atividade da “Construção”.

 

 



Comentários

pub