Academia de Música de Portimão tem muito para oferecer em Maio

Programação conta com o apoio do Município de Portimão

A programação diversificada de Maio da Academia de Música de Portimão (AMP) arranca já esta sexta-feira, dia 5, com a apresentação do seu ensemble de câmara, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Durante o concerto, agendado para as 19h00 na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Portimão, será interpretado um repertório musical variado, intercalando peças clássicas e contemporâneas com a poesia, num momento que pretende revisitar alguns dos maiores autores da língua portuguesa.

O Ensemble de Câmara da Academia de Música de Portimão, constituído por alunos do 8º grau/12ºano, é uma formação composta por piano, flauta transversal, saxofone e trompete.

Também hoje, 5 de Maio, a Igreja Matriz de Alvor receberá um concerto de flauta transversal e guitarra clássica, marcado para as 21h30.

João Figueiras Lourenço, na flauta transversal, e Juan León, na guitarra clássica, propõem-nos uma viagem musical ao repertório virtuosístico escrito para estes dois instrumentos, a qual se iniciará em Itália com o compositor clássico-romântico Mauro Giuliani e que vai até à música sul-americana do século XX, com Astor Piazzola.

Para assinalar o Dia da Europa, o salão nobre dos Paços do Concelho de Portimão recebe a 9 de Maio, às 21h00, um concerto comemorativo, de entrada livre, a cargo do Grupo Coral Adágio, sob direção de António Alves Pereira.

Seguir-se-á nos dias 13 e 14 o evento ‘Vamos fazer Música!’, que decorrerá nas instalações da Academia de Música de Portimão e na Casa das Artes.

A atividade, dividida em ambos os dias no período matinal (10h00 às 13h00) e de tarde (14h00 às 18h00), pretende incentivar à prática musical de conjunto e acolher jovens estudantes de música de vários níveis do Ensino Artístico Especializado da Música.

Sob a orientação dos professores Ricardo Baptista (guitarra clássica), Cristina Pires (oboé) e Bruna Melia (violoncelo), a iniciativa prevê uma apresentação final dos alunos no dia 14 de maio, a partir das 19h00, na Casa das Artes, devendo os interessados inscrever-se através dos seguintes contactos: [email protected] / +351 282 426 290 / 966 642 279 e/ou https://amportimao.pt

Por fim, para dia 19, foi agendado o concerto “O Piano e as suas Danças”, que começará às 21h00 no pequeno auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com entrada livre.

Inspirado na relação intrínseca da música com a dança, o pianista Jeferson de Mello interpretará duas grandes obras do repertório para tecla: a Suíte Inglesa n° 3 em Sol Menor BWV 808 de J. S. Bach e Davidsbündlertänze Op. 6 – 1º caderno de Robert Schumann, num formato de concerto comentado e que contará com a colaboração de alguns alunos de piano da AMP.

A programação pensada para Maio, que faz parte da estratégia da Academia em difundir a música clássica no concelho, conta com o apoio do Município de Portimão.

 

 



Comentários

pub