Academia de Música de Portimão entra em Junho com atividades para despertar melómanos

Espetáculos, workshops ou Peddy Paper: há opções para todos

Espetáculos, workshops ou Peddy Paper: em Junho, a Academia de Música de Portimão (AMP) apresenta várias propostas para que os seus alunos possam demonstrar as aptidões adquiridas, enquanto têm contacto direto com públicos de diferentes gostos musicais.

A primeira propostas realiza-se logo no dia 2 de Junho, quando os alunos da AMP e do coro infantil do Grupo Coral Adágio interpretarem no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão a ópera infantil “Vamos construir uma cidade”, assinada por Paul Hindemith (Hanau, 1895 – Frankfurt, 1963), que educa para o civismo e para a sustentabilidade. Estão agendadas duas récitas (14h30 e 19h30) com entrada livre.

Segue-se nos dias 2, 3 e 4 de Junho um workshop de música contemporânea, orientado pela professora Carina Antunes e que decorrerá nas instalações do Clube União Portimonense, entre as 10h00 e as 18h00. Esta atividade permitirá a descoberta de técnicas de improvisação musical, utilizando ferramentas de produção electro acústica e é direcionado para estudantes de música do ensino secundário, culminando o workshop numa apresentação final, a realizar a 4 de Junho no Clube União Portimonense, a partir das 17h00.

Para 7 de Junho, a partir das 18h30, está marcada a audição final das classes de conjunto da AMP, que se realizará no TEMPO com entrada livre, possibilitando ao público conhecer o trabalho desenvolvido pela Academia ao longo do ano letivo 2022- 2023.

No dia 9 de Junho será a vez do concerto protagonizado pelos alunos finalistas do Ensino Básico e Secundário, com entrada livre, que terá lugar a partir das 21h00 no auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) do polo local da Universidade do Algarve, celebrando junto da comunidade portimonense o percurso dos estudantes finalistas na AMP.

A 10 de Junho, Dia de Portugal, a Academia assinalará a data com um concerto dedicado às crianças marcado para as 19h00 na Alameda da República. O concerto será protagonizado pelo “Projecto à’Corda”, dinamizado pela professora Filipa Soares e composto por crianças entre os 3 e os 9 anos, num momento musical original e afetivo.

 

 

O mês de Junho conta ainda com o Peddy Paper Musical marcado para o dia 14, na Quinta Pedagógica de Portimão, entre as 9h30 e as 16h00.

Neste Peddy Paper, os alunos que frequentam o 5º grau de ensino poderão colocar em prática, de forma divertida, os seus conhecimentos musicais, adquiridos nas aulas de formação musical, devendo as inscrições ser feitas através do email [email protected] ou telefone 282 426 290 / 966 642 279.

No dia 17, às 21h30, o Grupo Coral Adágio apresenta-se em mais um concerto no auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve, desta vez tendo como convidado o grupo Coral Atlântico de Silves.

Entre 19 e 21 de Junho decorrerá a iniciativa Férias na Academia, onde os jovens terão a oportunidade de integrar a Orquestra de Sopros e Percussão da AMP, proporcionando momentos de aprendizagem, partilha e convívio.

Este projeto destina-se a músicos jovens provenientes de escolas do ensino artístico especializado, bem como a músicos de bandas filarmónicas, e terá lugar nas instalações da AMP e na Casa das Artes, entre 10h00 e as 18h00, finalizando com um concerto no dia 21, às 19h00, marcado para o auditório do Museu de Portimão.

A atividade está sujeita a inscrições prévias, que serão gratuitas para os alunos da AMP, custando 10 euros para os estudantes de música externos.

A programação do mês encerrará a 24 de Junho com o concerto ‘A Flauta no Tempo de Ernesto Vieira’, marcado para as 19h00 no auditório da ESGHT e de entrada livre.

Neste recital, a cargo da flautista Maria João Cerol e do pianista João Rosa, serão evocados os hábitos musicais lisboetas nos finais do século XIX e inícios do XX, tendo como elo o musicógrafo, flautista, professor e compositor Ernesto Vieira (1848-1915) e Manuel Ferreira Cardoso (1851-1923), médico de profissão e flautista amador a quem Vieira dedicou várias obras.

Já no mês de julho, entre os dias 12 e 16, o Consort de Flautas de Bisel da AMP fará as malas, rumando à cidade neerlandesa de Amesterdão para se juntar aos alunos da escola Musiekpakhuis, num intercâmbio com a classe de flauta da professora Teresa Matias.

A programação musical preparada pela AMP faz parte da sua estratégia de difusão de música clássica no concelho e conta com o apoio do Município de Portimão.

 



Comentários

pub