“A Arte da Ornamentação das Casas de Odeleite e Castro Marim” motiva passeio comentado

Passeio terá uma duração aproximada de duas horas e decorrerá nas povoações de Odeleite e da Foz de Odeleite

Foto: Wikipédia | Vitor Oliveira from Torres Vedras

“A Arte da Ornamentação das Casas de Odeleite e Castro Marim” é o tema do passeio comentado, com a arquiteta Marta Santos, que terá lugar a 7 de Maio, no âmbito da programação dos Mercadinhos na Aldeia (1º domingo de cada mês, em Odeleite).

«A ornamentação das fachadas, recorrendo a várias técnicas de revestimento, como as caiações, marmoreados, escaiolas, esgrafitos e trabalhos de relevo em argamassa, além das suas exigências técnicas e construtivas, revelam a existência de uma classe operária especializada e organizada de artífices, bem como as motivações e gosto dos seus encomendadores«, explica a Câmara de Castro Marim, que organiza o passeio.

O concelho de Castro Marim «destaca-se pela originalidade e erudição destas técnicas de revestimento, evidenciando uma rede organizada e especializada de mestres construtores e de uma encomenda esclarecida na arte de ornamentação da casa, não apenas na arquitetura da cidade como na dos núcleos rurais».

A proposta de passeio pela aldeia de Odeleite vai permitir «a observação de vários programas decorativos na ornamentação da casa, estabelecendo paralelos entre a arquitetura das freguesias rurais do resto do concelho, com o seu próprio núcleo urbano histórico e ainda as suas relações com Vila Real de Santo António».

O passeio terá uma duração aproximada de duas horas (9h30-11h30) e decorrerá nas povoações de Odeleite e da Foz de Odeleite.

A participação é gratuita, com número limitado de inscrições a cerca de 30 participantes, o que obriga a uma inscrição prévia dos interessados até às 12h00 do dia 5 de Maio, através dos contactos do Gabinete de Apoio ao Munícipe – [email protected] ou 281 510 778.

 

 



Comentários

pub