28 famílias já têm casa nova no Complexo Habitacional Ladeira da Fonte, em Paderne

Foram entregues as chaves e os contratos de arrendamento de 28 dos 40 fogos

Entrega das chaves a uma das moradoras – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Maria da Conceição, o Luís, a Maria de Jesus, a Marisa são apenas alguns dos novos moradores dos 28 apartamentos novinhos em folha do Complexo Habitacional Ladeira da Fonte, em Paderne (Albufeira), cujas chaves e contratos de rendas convencionadas foram entregues ontem, dia 24 de Maio.

«Passaram mais de 20 anos desde que o Município de Albufeira fez as últimas habitações», recordou, a abrir a cerimónia, o engenheiro Valdemar Cabrita, chefe da Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais.

No total, os cinco blocos de rés-do-chão e primeiro andar têm 40 apartamentos e a sua construção custou 4,6 milhões de euros, inteiramente pagos pela Câmara Municipal de Albufeira. A verba inclui os apetrechos elétricos que equipam as novas casas, os painéis solares de aquecimento de águas que permitem «40% de poupança energética» e os arranjos exteriores, com jardins e parques infantis.

O novo complexo habitacional «não tem financiamento exterior, é esforço do erário municipal, é dinheiro de todos nós», sublinhou José Carlos Rolo, presidente da autarquia. É que, há um pouco mais de dois anos, quando este processo começou, «ainda não havia PRR, nem se falava disso», acrescentou.

 

Parque infantil e espaço ajardinado no novo bairro – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Na manhã de ontem, foram entregues as chaves e os contratos de arrendamento de 28 apartamentos, estando os restantes 12 a concurso.

O presidente da Câmara sublinhou que «a maioria das famílias que vêm para aqui morar são pessoas novas», acrescentando que a freguesia de Paderne, apesar de ser interior, «tem visto crescer a sua população».

O autarca elogiou ainda «a vista privilegiada» que os novos moradores terão, sobre a aldeia e o vale, bem como a existência de espaços ajardinados e equipamentos de lazer para as crianças. Pediu, por isso, «responsabilidade para manter o espaço» em boas condições.

Num «dia de alegria», o edil José Carlos Rolo deu «os parabéns às pessoas que vão habitar estas casas porque vão mudar a sua vida».

Depois da entrega das chaves e dos contratos de arrendamento (com rendas convencionadas, ou seja, em função do rendimento de cada agregado familiar), os moradores foram ver as suas casas, para onde se hão-de mudar logo que tenham tratado dos contratos de eletricidade e água.

Maria da Conceição era uma dessas novas moradoras. Ao sair do seu apartamento T2 no rés-do-chão de um dos blocos, contou ao Sul Informação que, apesar de lhe ter sido dado um molho com várias chaves, «veja lá que quando fui abrir a porta, a primeira chave que usei era a certa. É bom sinal!».

«Estou muito feliz, gostei muito do apartamento, está tudo impecável e muito agradável, com muita luz», acrescentou.

Maria da Conceição vivia em Albufeira, onde trabalha. No entanto, não cabe em si de contente: «esta casa fica um pouco mais distante do trabalho, mas o que tenho aqui de condições lá não tinha».

Também emocionada estava Maria de Jesus, que morava em Vale Carro, e se vai mudar para o novo apartamento com a filha de 9 anos, para a qual a escola até fica quase ao lado. «Sinto uma grande alegria, não há palavras», comentou, de voz embargada.

 

O presidente da Câmara José Carlos Rolo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

O investimento da Câmara de Albufeira em habitação não se fica por aqui. O presidente José Carlos Rolo, depois de ter salientado que «uma das principais necessidades do ser humano é ter uma habitação digna», anunciou que «dentro de pouco tempo» vai ser lançado o concurso para a construção de 72 apartamentos nas Fontainhas, outra zona do concelho.

No caso, estes fogos devem ser «financiados pelo PRR». Pelo menos, a autarquia vai fazer a sua candidatura a esses fundos.

«Todos estes processos são muito morosos, nem as pessoas sabem quanto», lamentou o autarca.

No que diz respeito ao Complexo Habitacional Ladeira da Fonte, em Paderne, depois de todo o processo anterior, de projetos, concursos e vistos, a 1ª pedra da construção foi lançada em 2 de Fevereiro de 2021, «dia de Nossa Senhora das Candeias», como recordou José Carlos Rolo. E foi ela, disse, que «alumiou esta obra».

«Desejo muitas felicidades para quem vai habitar estas casas, boa sorte para a vida que se vai seguir aqui», concluiu o autarca.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub