Vem aí calor e também risco máximo de incêndio no Algarve

Subida gradual da temperatura, em especial os valores máximos, está associada a «uma massa de ar quente, com origem no norte de África»

A temperatura subirá gradualmente nos próximos dias, podendo atingir valores superiores a 30 graus Celsius, com o risco de incêndio a situar-se entre «máximo e muito elevado» no Algarve, interior Norte e Centro, a partir de quinta-feira, 27 de Abril.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que a subida gradual da temperatura, em especial os valores máximos, está associada a «uma massa de ar quente, com origem no norte de África, e transportada na circulação de um anticiclone localizado junto à Península Ibérica», que irá atingir progressivamente Portugal continental nos próximos dias.

Assim, o IPMA prevê que os valores mais elevados da temperatura máxima ocorram «muito provavelmente na quinta-feira» no interior da região Sul, Ribatejo e Beira Baixa, variando entre 33 e 35°C, podendo muito localmente atingir 37°C.

Em alguns locais do interior Norte e Centro, a temperatura poderá variar entre 30 e 33 graus Celsius, nomeadamente no vale do rio Douro e alguns locais no interior da Beira Litoral.

«Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural, que deverá situar-se nas classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve a partir do dia 27 [quinta-feira]», lê-se na nota.

No resto do território, a temperatura máxima na quinta-feira irá variar entre 25 e 30 graus Celsius, exceto na faixa costeira a norte do cabo Raso que registará valores entre 20 e 25 graus Celsius.

Relativamente à temperatura mínima, a subida não será tão significativa, acrescenta o IPMA, embora estejam previstos «valores entre 15 e 20°C já a partir do dia 25 [terça-feira] no Algarve e do dia 26 [quarta-feira] em alguns locais das regiões Centro e Sul».

Para sexta-feira e sábado já é esperada uma «descida da temperatura máxima em todo o território e que será mais significativa no litoral Norte e Centro mantendo-se ainda valores entre 30 e 33°C em muitos locais da região Sul», de acordo com o IPMA.

 



Comentários

pub