Um ano depois, UAlg Tec Campus já é «fundamental» para a região

«Este primeiro ano veio provar que o UAlg Tec Campus tem um importante papel para uma maior dinamização do tecido empresarial regional»

O UAlg Tec Campus – Aceleradora de Empresas da Universidade do Algarve celebrou no passado dia 29 de Março o seu primeiro aniversário e já se mostra «fundamental para o desenvolvimento económico e tecnológico» da região.

Francisco Serra, presidente da Algarve Systems and Technology Partnership Association (Algarve STP), salienta o ambiente favorável e a colaboração entre a Algarve STP e a UAlg na gestão desta infraestrutura que tem contribuído para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região.

Por um lado, «a Universidade do Algarve, como instituição de ensino superior, tem um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, bem como na formação de profissionais altamente qualificados».

Por outro, «a Associação Algarve STP é uma entidade que visa promover as parcerias tecnológicas para a investigação e a inovação, bem como apoiar os seus associados em diversos processos de gestão de infraestruturas, desenvolvimento e internacionalização de negócios», destaca Francisco Serra.

Com o suporte técnico e financeiro oferecido pelo UAlg Tec Campus, as empresas têm tido acesso a uma infraestrutura de qualidade, mentoria especializada, programas de aceleração e projetos de I&D.

Realizaram-se ainda outras iniciativas que permitem destacar o seu potencial inovador das empresas, incorporar tecnologias avançadas, melhorando a sua competitividade e conquistando novos mercados, nomeadamente na área do ambiente e sustentabilidade, energias renováveis, geotecnologia e engenharia espacial, tecnologias de informação e comunicação, entre outras.

Em jeito de balanço, o UAlg Tec Campus diz que já é «fundamental para a promoção do desenvolvimento económico e tecnológico da região do Algarve».

«Através do apoio a start-ups e empreendedores locais, a aceleradora tem contribuído para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região, criando novas oportunidades de negócios e empregos», acrescenta.

No âmbito internacional, o UAlg Tec Campus tem também procurado ter um papel preponderante.

«Em primeiro lugar, podemos destacar a parceria com outros parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico de Málaga que tem sido importante para as empresas instaladas, em segundo lugar, e numa perspetiva de internacionalização, temos recebido visitas de missões empresariais de outros países, nomeadamente o México e Brasil», contextualiza o presidente da Algarve STP.

Também a presença das várias empresas na aceleradora tem um papel de elevada relevância para a criação de um ecossistema empreendedor e inovador na região.

No ano de 2022, as 21 empresas instaladas no UAlg Tec Campus receberam 18 colaboradores oriundos da Universidade do Algarve e um total de 34 estagiários, tanto no âmbito dos estágios curriculares, como estágios profissionais do IEFP. Além disto, 95% das empresas aceleradas participaram em diferentes projetos de I&D, que permitiram não só a existência de parcerias com agências internacionais, mas também levou a que algumas destas empresas fossem condecoradas com prémios em concursos de tecnologia.

«Este primeiro ano veio provar que o UAlg Tec Campus tem um importante papel para uma maior dinamização do tecido empresarial regional, tanto através das parcerias, como no acesso a projetos e oportunidades de investimento e até na criação de novas oportunidades de emprego», conclui Francisco Serra.

 



Comentários

pub