UAlg e In Loco organizam workshop para a criação de oferta turística sustentável

A decorrer no dia 14 de Abril

A Universidade do Algarve e a Associação In Loco estão a organizar o workshop “Caminho da Água: Soluções baseadas no património e no turismo cultural de base comunitário”, que decorre no dia 14 de Abril, e que pretende capacitar os stakeholders para a criação de oferta turística sustentável focada no património cultural e hidráulico. 

O workshop decorre na sexta-feira, dia 14 de Abril, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Edifício 1, Sala 2.35), no campus de Gambelas, em Faro.

Em comunicado, a In Loco refere que pretende capacitar os Stakeholders, «inspirando para a aplicação de oferta turística focada no património cultural e hidráulico e apoiar o desenvolvimento de ideias de negócios para revitalizar e potenciar o património cultural e hidráulico existente na região, em particular explorando a ligação à paisagem, ao património e ao turismo cultural».

O programa contará com momentos de partilha e reflexão, juntamente com outros de caráter mais prático.

No programa destacam-se as mesas redondas: “Paisagem, Património, Cultura e Turismo em perspetiva”, que contam com a presença de representantes da Região de Turismo do Algarve, Direção Regional de Cultura e do Museu Municipal de Faro, seguindo-se a mesa “Valorizar o Património Cultural e Hidráulico: boas práticas de agentes turísticos do Algarve”, onde estão representadas iniciativas a decorrer na região, de caráter público e privado, contando com a partilha por convidados do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA, do Faro Story Spot Good Moments, e com o perito em Ecoturismo e Interpretação do Património, Pedro Morais.

Segue-se a oficina “Paisagens em mudança: como interpretar a paisagem que apreendemos e construir um itinerário e produto de Turismo Cultural” que pretende, com uma saída de campo até ao Parque Ribeirinho de Faro, «promover a construção do conhecimento, com vista à interpretação da paisagem», refere a associação.

A iniciativa decorre no âmbito do INCULTUM, um projeto de cooperação ao abrigo do programa Horizon, que é em Portugal promovido pela Universidade do Algarve com o apoio técnico da Associação In Loco, e que pretende promover estratégias locais da base para o turismo cultural sustentável.

O registo de inscrições, que é gratuito, mas obrigatório por motivos logísticos, pode ser feito aqui.

Esta é uma iniciativa que conta com o apoio financeiro da União Europeia, sendo promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, pela Biblioteca e pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, em parceria com a Associação In Loco.

 



Comentários

pub